Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-08-2012

Frio eleva em 30% casos de infartos e crises de hipertensão, diz pesquisa
Segundo médicos, por causa do frio, os exercícios físicos ficam de lado. Idosos e fumantes correm mais riscos.
Frio eleva em 30% casos de infartos e crises de hipertensão, diz pesquisa
Foto: www.maratimba.com

As quedas de temperaturas, naturais do inverno, elevam em até 30% os casos de infartos e as crises de hipertensão, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto do Coração.

O estudo mostra ainda que este risco aumenta porque todo o corpo se retrai para ficar mais aquecido, inclusive nossas artérias e veias, como mostra a reportagem do Tem Notícias.

A explicação dos médicos está nos hábitos errados das pessoas. Por causa do frio, os exercícios físicos ficam de lado e isso já é um grande passo para o problema. Quem já passou por isso, idosos e fumantes precisam ficar mais atentos, pois correm mais riscos.

Depois de um infarto há dois anos, o morador de Jundiaí (SP), Plínio de Barros, conta que dia sim, dia não, sai para fazer uma caminhada, de pelo menos uma hora, com a esposa. A rotina é a prevenção para que o problema não ocorra mais uma vez.

E ele está certo. Segundo os médicos, pra não sofrer é preciso tomar alguns cuidados simples, como praticar pelo menos uma caminhada leve por dia, se hidratar e manter uma alimentação balanceada.

Vale lembrar que quem já tem algum histórico familiar de problemas cardíacos deve fazer uma consulta periódica ao médico também para diagnosticar o quanto antes qualquer doença.

Saiba quais são os principais sintomas de um infarto.
- dor fixa no peito, que pode variar de fraca a muito forte, ou sensação de compressão no peito que geralmente dura cerca de trinta minutos;

- ardor no peito, muitas vezes confundido com azia, que pode ocorrer associado ou não à ingestão de alimentos;

- dor no peito que se irradia pela mandíbula e/ou pelos ombros ou braços -mais frequentemente do lado esquerdo do corpo;

- ocorrência de suor, náuseas, vômito, tontura e desmaio;

- ansiedade, agitação e sensação de morte iminente.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir