Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-08-2012

Presidente sul-coreano visita ilhas em disputa e Japão convoca embaixador
Tóquio reivindica soberania de ilhas que ficam no Mar do Japão. Chanceler afirmou que visita sul-coreana impacta relações entre países.
Presidente sul-coreano visita ilhas em disputa e Japão convoca embaixador
Foto: g1.globo.com

O Japão convocou nesta sexta-feira (10) o embaixador sul-coreano em Tóquio e chamou o seu diplomata em Seul, na Coreia do Sul, após o anúncio da visita do presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, a um grupo de ilhas reivindicadas por Tóquio.

"O ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador após a visita do presidente às ilhas Takeshima", afirmou uma fonte da chancelaria.

O presidente sul-coreano desembarcou nesta sexta-feira nas remotas ilhas vulcânicas no Mar do Japão, cuja soberania é reclamada pelo governo japonês, em uma visita sem precedentes, informou a imprensa nipônica.

De acordo com a agência Jiji Press, que citou uma fonte da chancelaria japonesa, Lee desembarcou em uma das ilhas do grupo que a Coreia do Sul chama de Dokdo e que o Japão denomina Takeshima.

As disputadas ilhas estão integradas por duas ilhas e 35 pequenos recifes, com uma superfície total de 18,7 hectares. Os únicos habitantes são um casal de idosos.

Esta seria a primeira visita de um presidente sul-coreano às ilhas, que durante décadas foram motivo de tensão entre Seul e a ex-potência colonial de Tóquio. A Coreia do Sul mantém um pequeno destacamento marítimo nestas ilhas desde 1954.

Em Seul, um porta-voz da presidência não confirmou se Lee chegou a Dokdo. O presidente visitava nesta sexta as ilhas sul-coreanas de Ulleung e pretendia viajar a Dokdo de helicóptero se as condições meteorológicas permitissem o voo.

Em Tóquio, o chanceler Koichiro Gemba afirmou que a visita "teria um enorme impacto nas relações entre Coreia do Sul e Japão", antes de afirmar que o governo japonês responderá com firmeza.


Ilhas no Mar do Japão são alvo de disputa entre Tóquio e Seul.




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir