Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-08-2012

Governo federal vai se antecipar aos desastres naturais, diz Dilma
A presidente Dilma Rousseff reiterou na manh� desta segunda-feira que o governo federal pretende se antecipar aos desastres naturais este ano por meio do Plano Nacional de Gest�o de Riscos e Respostas a Desastres Naturais.
Governo federal vai se antecipar aos desastres naturais, diz Dilma
Foto: dci.com.br

O conjunto de a��es foi lan�ado na semana passada.

"Esse plano � muito importante porque vai nos ajudar a salvar vidas. Com ele, o governo federal vai se antecipar e ajudar as pessoas a se prevenir contra os efeitos dos desastres naturais, das inunda��es, dos deslizamentos de terra e das secas prolongadas", ressaltou.

No programa semanal de r�dio Caf� com a Presidenta, Dilma lembrou que a estimativa do governo � investir mais de R$ 18 bilh�es no plano at� 2014. O dinheiro ser� destinado � execu��o de obras, compra de equipamentos e ao monitoramento de �reas em situa��o de risco.

De acordo com Dilma, as a��es devem beneficiar popula��es de todas as regi�es do Pa�s. Segundo ela, ser�o mapeadas inicialmente 821 cidades que mais sofreram com desastres naturais nos �ltimos 20 anos. "� como uma radiografia de cada munic�pio. A partir dessa radiografia, n�s podemos alertar a popula��o sobre o risco de um deslizamento. Assim, essas pessoas podem sair de casa e deixar a �rea de risco para se proteger", explicou.

Segundo Dilma, mais de R$ 15 bilh�es do Programa de Acelera��o do Crescimento (PAC) ser�o destinados a obras de preven��o aos desastres naturais, feitas em parceria com os Estados. Ela citou como exemplo a necessidade de conten��o de encostas e de drenagem na regi�o serrana do Rio de Janeiro e na regi�o da Bacia do Para�ba do Sul, na Baixada Campista.

"A tecnologia � important�ssima para acompanhar o clima, mapear, monitorar e avaliar as �reas de risco. Por isso, estamos comprando mais nove radares meteorol�gicos, 286 esta��es hidrol�gicas e 4,1 mil pluvi�metros. Assim, teremos informa��es precisas, para agir antes que os desastres ocorram", destacou.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir