Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-08-2012

Advogado de Jefferson deve citar Lula hoje no STF
O ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva dever� ser novamente citado nesta segunda-feira na retomada do julgamento do mensal�o no Supremo Tribunal Federal (STF).
Advogado de Jefferson deve citar Lula hoje no STF
Foto: diariodovale.uol.com.br

A defesa do presidente do PTB, Roberto Jefferson, pretende questionar da tribuna por que o nome Lula n�o foi inclu�do no processo do mensal�o, mesma pergunta que levou ao tribunal em seguidas peti��es. Todas rejeitadas.

Nas alega��es finais encaminhadas ao STF, o advogado de Jefferson, Luiz Francisco Corr�a Barbosa, classificou como "omiss�o" a decis�o do ent�o procurador-geral da Rep�blica, Antonio Fernando de Souza, de n�o incluir nas suas investiga��es e na den�ncia o nome de Lula.

Na sexta-feira passada, as defesas do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), do ex-tesoureiro do extinto PL, Jacinto Lamas e de seu irm�o, Antonio Lamas, citaram o ex-presidente ao pedir a absolvi��o de seus clientes. Os advogados destacaram que Lula deveria ter sido investigado.

Um dos integrantes da Corte afirmou reservadamente que o nome de Lula n�o foi inclu�do no processo por estrat�gia do Minist�rio P�blico. Se Lula fosse denunciado as investiga��es ficariam travadas. Em recente entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, o ministro Marco Aur�lio Mello tamb�m questionou a aus�ncia de Lula: "Voc� acha que um sujeito safo como o presidente Lula n�o sabia?"

Roteiro
O advogado de Jefferson seguir� o mesmo roteiro dos demais r�us. Confirmar� que houve repasses de recursos, como acusa o Minist�rio P�blico, mas insistir� na tese de que o dinheiro era parte de um acordo eleitoral entre PTB e PT. Assim, tentar� livrar seu cliente das acusa��es de corrup��o passiva e de lavagem de dinheiro.

Barbosa afirmar� que a acusa��o n�o confirma a suposta compra de votos. Al�m disso, o advogado dir� que seu cliente n�o tinha como supor que o dinheiro teria origem ilegal.

O STF ouvir�, at� a quarta-feira, as �ltimas defesas dos r�us. O relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, come�a a proferir seu voto na quinta-feira. De acordo com as estimativas de integrantes do tribunal, o ministro deve levar tr�s ou quatro dias para concluir a leitura de seu voto. Depois, votar� o ministro Ricardo Lewandowski, revisor da a��o penal do mensal�o. Em seguida, se houver tempo, o ministro Cezar Peluso antecipa seu voto. Peluso completa 70 anos no dia 3 de setembro e deve deixar a Corte at� o dia 31 deste m�s. As informa��es s�o do jornal O Estado de S.Paulo.

Fonte: dgabc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir