Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-08-2012

Oficinas profissionalizantes são oportunidades para detentos do PA
Detentos têm um dia de pena reduzido a cada três dias trabalhados. Vassouras produzidas pelos detentos abastecem unidades penais do estado.
Oficinas profissionalizantes são oportunidades para detentos do PA
Foto: g1.globo.com

Oficinas profissionalizantes garantem aos detentos das casas penais do Pará a oportunidade de aprender um ofício. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) realiza projetos de reinserção voltados para a profissionalização dos internos, como por exemplo, a confecção de vassouras a partir da reutilização de garrafas pet. De acordo com a Susipe, os detentos são pagos pela produção, e tem um dia de pena reduzido a cada três dias trabalhados.

Segundo Milene Fonseca, diretora do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), atividades de ressocialização são essenciais durante a reclusão. "O trabalho diminui a ociosidade e a reincidência dos internos, e ainda reforça a disciplina dentro da casa penal", afirma. Um dos internos cumprindo pena no CRC, José Maria Melo, diz que sente-se renovado com o trabalho realizado na oficina. "Estou trabalhando há um ano aqui e todo mundo me trata muito bem, ninguém me discrimina. Eu sou como essas garrafas, que ganharam uma nova função. Também estou sendo reciclado aqui, ganhando uma nova oportunidade de mudança na minha vida", explica.

Outro detento, Carlos de Lima, planeja abrir a própria oficina quando terminar de cumprir a pena, e diz que o trabalho é fundamental para ele dentro da prisão. "Isso para mim é muito importante, porque me ajuda a ocupar a cabeça e a me preparar para sair daqui melhor do que eu entrei. O CRC para mim não é uma cadeia, é uma escola, pois aprendi muito aqui. Ganho minha liberdade em abril do ano que vem e já estou falando com a minha família para montar uma oficina em casa", garante.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir