Categoria V�rus & Cia  Noticia Atualizada em 14-08-2012

CPI aprova convite a deputado suspeito de negociar com Cachoeira
Carlos Alberto Ler�ia responde a processo na Corregedoria da C�mara. Data do depoimento do parlamentar ainda n�o foi marcada.
CPI aprova convite a deputado suspeito de negociar com Cachoeira
Foto: g1.globo.com

Os parlamentares que integram a CPI mista que investiga as rela��es do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com pol�ticos e empres�rios, aprovaram convite para que o deputado Carlos Alberto Ler�ia (PSDB-GO) preste depoimento � comiss�o.

O depoimento ainda n�o tem data marcada. O parlamentar foi citado em den�ncias da Pol�cia Federal por ter envolvimento considerado suspeito com o bicheiro, preso em fevereiro durante a Opera��o Monte Carlo sob a acusa��o de comandar uma quadrilha de jogo ilegal. O pr�prio parlamentar j� havia manifestado interesse de comparecer � comiss�o. No come�o de julho, a corregedoria da C�mara dos Deputados aprovou parecer do deputado Jer�nimo Goergen (PP-RS) que recomenda a cassa��o do mandato de Ler�ia. Segundo a Pol�cia Federal, Ler�ia mantinha rela��o pr�xima com Cachoeira e, conforme grava��es de escutas telef�nicas, chegou a receber a senha do cart�o de cr�dito do bicheiro. Ele diz que a rela��o se limita a amizade pessoal e se disp�s a falar na CPI que investiga as rela��es do contraventor.

Sandes J�nior
Havia na comiss�o requerimento para convidar o deputado Sandes J�nior (PP-GO), tamb�m citado no inqu�rito da PF por envolvimento em neg�cios com Cachoeira. No entanto, o pedido de convoca��o foi retirado de vota��o ap�s manifesta��o do deputado Quintela Lessa (PR-AL). O parlamentar relembrou que a Corregedoria da C�mara arquivou o pedido de investiga��o contra Sandes J�nior por falta de provas.

Diante da retirada do requerimento, o relator da CPI, Odair Cunha (PT-MG) sugeriu que seja feito um pedido de informa��es ao deputado. O requerimento foi aprovado. Segundo o presidente da CPI, senador Vital do R�go (PMDB-PB), entre as informa��es a serem prestadas pelo deputado, devem constar esclarecimentos em rela��o � ajuda para sua campanha eleitoral. Segundo Vital, h� suspeitas de que o deputado tenha recebido recursos da empresa Alberto e Pantoja, suspeita de ser uma empresa fantasma do empresa de Cachoeira.

Alguns parlamentares defenderam que o parlamentar comparesse � CPI, tamb�m por meio de convite. "Mantenhamos a isonomia aqui, convidando tamb�m o deputado para prestar esclarecimentos", disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir