Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-08-2012

Clã libanês diz ter sequestrado sírios e pede libertação de parente
Mais de 20 sírios foram tomados como reféns no Líbano, segundo clã xiita. Reféns que não eram membros do Exército Sírio Livre foram libertados, diz.
Clã libanês diz ter sequestrado sírios e pede libertação de parente
Foto: g1.globo.com

Um importante clã xiita libanês sequestrou vários sírios, supostamente combatentes rebeldes, em retaliação à captura de um parente pelo Exército Sírio Livre em Damasco, disse um familiar nesta quarta-feira (15).

Maher al-Meqdad disse que mais de 20 sírios foram tomados como reféns durante a noite no Líbano, incluindo um tenente que desertou do Exército sírio para aderir à rebelião contra o presidente Bashar al-Assad. Reféns que não eram membros do Exército Sírio Livre foram libertados, segundo Meqdad.

Ele não revelou como e onde os homens foram capturados, mas a família disse que fará um anúncio no decorrer desta quarta-feira.

Segundo Meqdad, os sequestros foram uma resposta à captura de Hassan al-Meqdad em Damasco, ocorrida há dois dias. O Exército Sírio Livre diz que seu refém havia sido enviado à Síria pelo grupo xiita libanês Hezbollah, um dos principais aliados regionais de Assad.

"Não nos importa o que está acontecendo na Síria. Respeitamos o desejo de democracia. Só queremos nosso filho de volta ao Líbano em segurança", disse Maher al-Meqdad.

Polarização
A rebelião síria polariza o Líbano, onde muitos sunitas apoiam a rebelião. Assad pertence à seita alauíta, uma derivação do islamismo xiita, ao passo que os sunitas são maioria na população síria e lideram a rebelião.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir