Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-08-2012

ONU ordena fim de missão de observadores na Síria
Conselho de Segurança do órgão anunciou decisão. Escritório político da ONU deve permanecer no país.
ONU ordena fim de missão de observadores na Síria
Foto: g1.globo.com

O Conselho de Segurança das Nações Unidas ordenou nesta quinta-feira (16) o fim da missão de observadores da ONU na Síria, mas apoiou a permanência de um escritório político em Damasco.

"As condições para prosseguir com a UNSMIS não foram cumpridas", afirmou o embaixador francês na ONU, Gerard Araud, após uma reunião do Conselho sobre o conflito na Síria. O mandato da Missão de Observação da ONU no país termina à meia-noite de domingo (19).

"A missão chegará ao fim à meia-noite de domingo", informou Edmond Mulet, do departamento de manutenção de paz da ONU, à imprensa.

Observadores desarmados

Neste ano, o Conselho de Segurança da ONU autorizou o envio de 300 observadores militares desarmados à Síria para monitorar um cessar-fogo negociado entre o enviado da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, e Bashar al-Assad, presidente da Síria.

Mas as hostilidades cresceram e a Missão de Observação da ONU na Síria suspendeu suas patrulhas no dia 15 de junho.

Nesta quinta, o número de observadores caiu para 101, além de 72 funcionários civis. Mulet informou que o último observador deve deixar Damasco na sexta-feira da próxima semana.

O Conselho de Segurança apoiou um plano do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para iniciar um escritório político intermediário em Damasco para monitorar os eventos.

Mulet informou à imprensa que ele provavelmente contará com 20 a 30 pessoas, com a participação de especialistas políticos, militares e humanitários.

Ele acrescentou que o presidente sírio Bashar al-Assad aprovou a implementação do escritório político.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir