Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 17-08-2012

Moradores de Sorocaba recebem orientação contra leishmaniose
Superintendência de controle de epidemias vai visitar 5 mil casas. Mapeamento na zona leste visa descobrir como vivem os animais no local.
Moradores de Sorocaba recebem orientação contra leishmaniose
Foto: g1.globo.com

Quase cinco mil casas na zona leste de Sorocaba (SP) serão visitadas por técnicos da Superintendência de Controle de Epidemias (Sucen). O mapeamento visa orientar os moradores contra a leishmaniose e descobrir como vivem os animais domésticos.

O trabalho, que deve durar quinze dias, será feito de porta em porta e vai definir as medidas de prevenção que devem ser implantadas nos próximos meses no Jardim das Estrelas, onde vive uma cadela de nove anos que foi diagnosticada com a doença. "Vai servir de base para fazer manutenção da área, fazer manejo ambiental, retirada de folhas, frutos secos, fezes de animais e também verificar onde tem animais em cada residência", explica Sueli Diaz, diretora regional da Sucen.

De acordo com o Ministério da Saúde, a leishmaniose visceral é uma doença comum na zona rural, mas vem se expandindo para áreas urbanas.

A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. No país, no período entre 2006 e 2010, foram registrados 18.168 casos.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir