Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-08-2012

Artistas internacionais fazem shows na PB durante MIMO; veja atrações
Richard Bona (Camarões) e Sylvain Luc (França) estão na programação. Mostra Internacional de Música acontece de 6 a 8 de setembro na capital.
Artistas internacionais fazem shows na PB durante MIMO; veja atrações
Foto: g1.globo.com

A capital paraibana vai receber a Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO) de 6 a 8 de setembro. A organização da MIMO adiantou a programação do evento para o G1. Entre as atrações estão os músicos Richard Bona (Camarões) e Sylvain Luc (França).O Quarteto de Cordas Borromeo (EUA) completa a lista da programação internacional. Já entre os destaques nacionais estão o percussionista Marcos Suzano e o Projeto Coisa Fina.

A MIMO é considerada o maior evento de música instrumental gratuito do país. Os shows também acontecem nas cidades de Olinda e Recife (PE) e Ouro Preto (MG), durante agosto e setembro.

Confira a programão e os detalhes das atrações: Dia 6 de setembro
Richard Bona & Sylvain Luc (Camarões/ França)
participação especial Marcos Suzano
Às 20h no Teatro Santa Rosa

Multiinstrumentista, compositor, contrabaixista e dono de uma voz suave que mescla nas devidas proporções doçura com uma ponta de nostalgia, Bona nasceu nos Camarões. Em 1970, já em Paris, atuou ao lado de Manu Dibango, Salif Keita e Didier Lockwood. Mudou-se para Nova York e passou a trabalhar com Joe Zawinul, Chick Corea, Quincy Jones, Branford Marsalis, George Benson e Bobby McFerrin.

Virtuose da guitarra, Sylvain Luc é compositor, arranjador e grande improvisador. Tocou com Georges Moustaki, Philippe Leotard, Romain Didier, integra o trio de Richard Galliano e o quarteto de Didier Lockwood. Juntos, esses dois grandes nomes da música mundial apresentam na Mimo uma noite especial de jazz e world music e recebem como convidado especial o percussionista brasileiro Marcos Suzano.Dia 7 de setembro
Quarteto de Cordas Borromeo (EUA)
Às 20h na Basílica Nossa Senhora das Neves

Criado em 1989, no Instituto de Música Curtis, na Filadélfia, o grupo chega a realizar anualmente mais de uma centena de concertos em três continentes. Afinado com os novos tempos, redefine a paisagem da música erudita, através dos laptops Macbook Pro, projeção de vídeos e Ipad. Com o auxílio da tecnologia, exibe no palco projeções dos manuscritos de Beethoven, Brahms, Bach, Mozart e Schubert, fazendo a plateia vibrar. Grava os próprios concertos, utilizando os softwares Final Cut Pro e After Effects, para exibição na internet, tendo dado início, em 2003, ao projeto de gravação para o Living Archives, possibilitando ao público de toda parte acompanhar a experiência artística.Dia 8 de setembro
Projeto Coisa Fina
Às 20h na Igreja de São Frei Pedro Gonçalves

Criada em 2005, por iniciativa do saxofonista Daniel Nogueira e do contrabaixista Vinicius Pereira, a banda de discípulos do pernambucano radicado nos Estados Unidos Moacir Santos – o primeiro artista homenageado pelo grupo com um CD - reúne 13 jovens instrumentistas de São Paulo. O grupo, que integra o coletivo de big bands paulistanas Movimento Elefantes, se propõe a difundir a música de grandes autores brasileiros, promovendo a fusão entre canção e música instrumental, jazz e ritmos brasileiros.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir