Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-08-2012

Obama cancelou missão para matar bin Laden três vezes, diz livro
Presidente dos EUA só teria agido por pressão de Hillary Clinton, diz imprensa. "Daily Mail" cita novo livro com depoimentos de pessoas próximas a ele.
Obama cancelou missão para matar bin Laden três vezes, diz livro
Foto: cartacapital.com.br

O presidente dos EUA Barack Obama cancelou a missão que matou Osama bin Laden três vezes e só a realizou após ser pressionado por Hillary Clinton, segundo o "Daily Mail", que cita trechos de um livro com depoimentos de pessoas próximas a ele que será publicado nesta terça-feira (21) no país.

O livro "Leading from Behind: The Reluctant President and the Advisors Who Decide for Him" ("Liderando dos bastidores: o presidente relutante e os conselheiros que decidem por ele", em tradução livre), foi escrito pelo jornalista norte-americano Richard Miniter.

A obra argumenta que a ideia de que Obama é um "líder visionário" é um "mito". Ele seria indeciso e muitas de suas escolhas políticas seriam tomadas por mulheres próximas a ele - a secretária de estado, Hillary Clinton, a ex-porta-voz Nancy Pelosi e a consultora particular e amiga Valerie Jarrett.

Segundo o "Daily Mail", antes de bin Laden ser morto em maio de 2011 no Paquistão, Obama cancelou a missão, em janeiro, fevereiro e março do mesmo ano. Ele teria evitado participar ativamente na operação e só teria finalmente aprovado ela após insistência de Hillary Clinton.

Obama é candidato à reeleição presidencial. A votação acontece em 6 de novembro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir