Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2012

Chega a nove o número de mortos em atentado na Turquia
Ataque com carro-bomba ocorreu no sudeste do pais, de maioria curda. Mais de 50 ficaram feridos na cidade de Gaziantep.
Chega a nove o número de mortos em atentado na Turquia
Foto: g1.globo.com

Nove pessoas morreram no atentado com carro-bomba na noite de segunda-feira (20) no centro de Gaziantep, sudeste da Turquia. A nona vítima é uma adolescente de 12 anos que havia sido ferida no ataque, anunciou o vice-premier Besir Atalay.

"Este atentado terrorista deixou nove mortos, incluindo quatro crianças", declarou Atalay em Gaziantep.

Sessenta e nove pessoas ficaram feridas, quatro delas em estado grave, segundo o vice-primeiro-ministro.

A forte explosão ocorreu próximo a uma delegacia de polícia desta cidade, incendiando vários veículos, incluindo um ônibus municipal.

O sudeste da Turquia, povoado majoritariamente por curdos, é a área de ação dos rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

O PKK lançou a luta armada em 1984 para conquistar a independência do Curdistão turco, mas depois passou a exigir apenas a autonomia em relação a Ancara.

O conflito deixou mais de 45.000 mortos, segundo o Exército turco.

O PKK, acusado pelas autoridades locais por este atentado que ocorreu no segundo dia do Eid el Fitr, marcando o fim do Ramadã, é considerado uma organização terrorista por vários países.

Em outro episódio de violência, dois soldados foram mortos na segunda-feira na província de Hakkari (sudeste), na fronteira com Iraque e Irã, na explosão de uma mina ativada à distância em uma estrada pelos rebeldes do PKK, segundo as autoridades.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir