Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2012

Presidência sul-africana pede fim de ultimato em mina em greve
Lonmin deu aos 3 mil trabalhadores em greve prazo para retorno ao serviço. Intervenção da polícia matou pelo menos 34 mineiros na semana passada.
Presidência sul-africana pede fim de ultimato em mina em greve
Foto: g1.globo.com

A presidência sul-africana pediu aos administradores da mina de Marikana, onde a polícia matou 34 grevistas na semana passada, a suspensão do ultimato, que termina nesta terça-feira (21), para o retorno ao trabalho.

A Lonmin, terceira maior produtora mundial de platina, deu aos 3 mil trabalhadores em greve o prazo até 7h (2h de Brasília) desta terça-feira para o retorno ao serviço, sob pena de demissões.

Também exigiu o retorno dos outros 25 mil trabalhadores, insistindo que garantirá a segurança de todos.

Dez pessoas morreram em confrontos entre sindicatos depois do início da greve em 10 de agosto, o que provocou uma violenta intervenção da polícia na quinta-feira (16) passada, que terminou com pelo menos 34 mineiros mortos.

O secretário-geral da presidência da África do Sul, Collins Chabane, afirmou que a empresa deveria suspender o ultimato até que todas as vítimas da ação policial fossem identificadas e sepultadas.

O presidente Jacob Zuma decretou uma semana de luto no país.

O vice-presidente da Lonmin afirmou nesta terça-feira que demitir os trabalhadores que se negam a retomar as atividades não contribuirá para acalmar a situação na mina de Marikana.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir