Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2012

Assembleia aprova projeto que torna Gado Franqueiro símbolo do RS
Projeto de deputado foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça. Ele ainda passará pelas comissões de mérito e votação em plenário.
Assembleia aprova projeto que torna Gado Franqueiro símbolo do RS
Foto: g1.globo.com

O Gado Franqueiro pode se tornar um animal símbolo do Rio Grande do Sul. O primeiro passo foi dado nesta terça-feira (21), quando a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado aprovou um projeto de lei que o reconhece como um patrimônio cultural e genético do RS.

O projeto, do deputado João Fischer, do PP, pretende resgatar a identidade história do animal, que contribuiu para o crescimento do estado, por ter sido utilizado em larga escala na região das Missões e dos Campos de Cima da Serra. Sendo assim, tornou-se uma raça pura de origem sulina dentro da sua evolução natural.

"Com esta iniciativa, além de fazer o resgate histórico deste animal, entendo que o reconhecimento do gado franqueiro como patrimônio cultural e genético irá contribuir para que, através dos órgãos competentes, sejam dinamizados os esforços no sentido de preservar e resgatar esta raça genuinamente adaptada ao sul do país", justificou o deputado.

O Gado Franqueiro é uma raça em risco de extinção e o projeto de lei é uma forma de tentar preservá-la. Agora, o projeto de lei segue para as comissões de mérito e para votação em plenário.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir