Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 21-08-2012

Adolescente cria exame para detectar câncer 168 vezes mais rápido
Através do método, os resultados saem em 5 minutos. Além da rapidez, o exame se destaca por custar três centavos de dólar
Adolescente cria exame para detectar câncer 168 vezes mais rápido
Foto: hotdogfish.wordpress.com

O adolescente Jack Andraka, de 15 anos, venceu a Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel, a maior do mundo para pré-universitários com um projeto no qual é possível diagnosticar precocemente três tipos de câncer, incluindo o do pâncreas, um dos mais perigosos.

Através do método desenvolvido pelo garoto, os resultados saem em 5 minutos – 168 vezes mais rápido que os testes normais. Além da rapidez, o exame se destaca por ser barato. Segundo o site da Intel, o teste que Jack criou é 28 vezes mais barato, custando apenas três centavos de dólar. Pela ideia, Jack recebeu 100 mil dólares, 75 mil pelo prêmio principal, 25 mil em prêmios especiais.

Ele afirmou que sua busca por um diagnóstico rápido surgiu após a morte de um tio por câncer de pâncreas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 95% dos pacientes morrem em até cinco anos se o tumor no pâncreas não é descoberto cedo.



Fonte: administradores.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir