Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2012

Marataízes avança na qualificação profissional
Encerrada na última sexta-feira (17) as inscrições do processo seletivo para o preenchimento de 32 vagas do Curso de IRATA – Alpinismo Industrial, promovido pela Prefeitura Municipal de Marataízes por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento.
Marataízes avança na qualificação profissional
Foto: www.maratimba.com

Foi grande a movimentação na sede da Prefeitura durante os dias de inscrições. Cerca de 67 profissionais não perderam a oportunidade oferecida pela municipalidade aos cidadãos residentes no município.
Marataízes é o pioneiro na América do Sul a oferecer um curso desse porte de forma gratuita e sente orgulho em poder contribuir na formação de profissionais qualificados para o competitivo mercado de trabalho pelo Brasil e até mesmo para aqueles que pretendem carreira internacional. O profissional que possui essa qualificação chega a ganhar no mercado o equivalente a R$ 500,00 por dia.
Segundo o Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento, Daniel Andrade e Silva, o curso atende um pedido dos próprios profissionais que concluíram os curso de Caldeireiro, Soldador, Pintor Industrial, Oficial de Conservação e Limpeza e Eletricista Industrial, requisitos exigidos no edital, antes oferecidos pela Prefeitura e elogia o grau elevado de instrução dos inscritos. "Marataízes preparou excelentes profissionais, boa parte dos candidatos estão qualificados e tem o perfil específico para o curso", ressalta.
IRATA – Alpinismo Industrial é um curso que tem ganhado muito espaço com o avanço da indústria naval e petrolífera nos últimos anos. O trabalho que era associado à limpeza de fachadas tem uma exigência de segurança e técnica para sua realização. Os padrões de segurança estabelecidos pelas Normas de Regulamentação n°18 são à base do trabalho em altura. Por essa razão grandes empresas exigem de seus alpinistas industriais a certificação específica do setor.

O trabalho industrial de acesso por corda foi desenvolvido nos últimos 20 anos pelo IRATA Internacional, a sigla em inglês da Associação Comercial de Alpinismo Industrial. Atualmente o alpinismo é a forma escolhida para o acesso de grande parte do trabalho offshore no setor de petróleo e gás, bem como uma série de projetos em construção e engenharia civil. Na área de segurança industrial as técnicas de alpinismo industrial possibilitam a diminuição no tempo dos trabalhos feitos em altura. Isso gera um aumento de produtividade e diminuição nos custos para as empresas.

O curso oferecido em Marataízes está previsto para iniciar no início de setembro deste ano. A lista de classificados já está disponível no site www.marataizes.es.gov.br, confira.


    Fonte: Assessoria Comunicação PMM
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir