Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2012

Acordo deixa material de campanha retido em cartório de Sumaré, SP
Zona eleitoral já abriga 120 cavaletes, oito bandeiras e uma placa. Juiz defende que perda de objetos de publicidade causa efeito pedagógico.
Acordo deixa material de campanha retido em cartório de Sumaré, SP
Foto: g1.globo.com

Um acordo firmado entre os partidos políticos e a Justiça Eleitoral de Sumaré (SP) deixará retidos, até o fim das eleições, os materiais de campanha flagrados em situações de irregularidade. O juiz André Gonçalves Fernandes explica que trata-se de uma medida pedagógica, para que, com a perda do material, os candidatos passem a respeitar as regras de disposição de propaganda pela cidade.

Até agora, foram apreendidos 120 cavaletes, oito bandeiras e uma placa, que foram flagrados pelo juiz eleitoral em condições de irregularidade. "A maioria estava em jardins públicos, onde é vedada a propaganda e também embaixo de torres de alta tensão", explica Fernandes.

O material apreendido ocupa espaço nos dois cartórios da cidade, de acordo com o local onde foi apreendido. "Eu brinco que deve ter candidato que nem tem material de campanha mais, porque foi tudo apreendido. Mas vou contar que os candidatos cumprirão a legislação e, por isso, não haverá problema de espaço nos cartórios", disse. Mapeamento
O juiz eleitoral explica que foi feito um mapeamento da cidade, com a ajuda de oficiais de Justiça, para detectar locais de possíveis infrações eleitorais. A partir daí, os juízes têm visitado estes pontos e realizado as apreensões.

"A legislação eleitoral dá poder de polícia aos juízes. E, nestas condições, temos ido descaracterizados fazer fiscalização e apreensão do material irregular", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir