Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2012

IMA confirma mais três casos de mormo em Araguari, MG
Novos testes serão realizados nos animais positivos e negativos. Sindicato tomou medidas para combater foco da doença na região
IMA confirma mais três casos de mormo em Araguari, MG
Foto: g1.globo.com

No último mês, duas éguas foram sacrificadas por estarem infectadas com a doença de mormo na cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro. Nesta quarta-feira (22), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) divulgou o resultado do teste feito nos outros 95 animais que estavam isolados no parque de exposições do Sindicato Rural da cidade. Três deles foram diagnosticados com a doença.

De acordo com o fiscal agropecuário, Jorge Hermógenes Rocha, além dos equinos positivos, o teste de fixação de complemento apresentou resultado inconclusivo no exame de dois burros e um cavalo, que passarão por um novo exame para comprovação dos resultados. "Vamos mandar essa coleta ainda hoje. O exame fará uma ponte em Belo Horizonte e depois será encaminhado para Recife", disse.

Os equinos e muares que tiveram resultado positivo também passarão por um novo exame, o teste de maleína, que é reconhecido mundialmente como conclusivo para o animal com mormo e adotado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Já os animais negativos passarão pelo teste de fixação de complemento mais uma vez. "Após 45 dias, no restante dos animais será feito o exame de fixação novamente para sanar o foco da doença por completo na área", afirmou o veterinário do sindicato, Fernando Lara Mendes.

Um dos animais que tiveram resultado positivo é da raça quarto de milha e segundo o proprietário, Ricardo Mota, não suspeitava da doença. "Nós tínhamos certo receio só que não imaginávamos que estariam com a doença, mesmo porque são cavalos que não têm contato com outros na hora de exercitar e realizar as atividades", disse.

Segundo informações do IMA, algumas competições com provas de laço, team penning e cavalgadas foram canceladas na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, por causa da incidência de mormo. Outra medida tomada foi quanto ao controle do trânsito de animais, que ficou mais rigoroso. Agora o teste de negativo para mormo é exigido não só para o transporte interestadual de animais, como também entre municípios.

O diretor do Sindicato Rural de Araguari, Malk Mauad, informou que já estão sendo construídos novos locais isolados para separar os animais contaminados dos sadios. "Desde o primeiro foco da doença, já teriam sido determinadas algumas medidas. Desinfetamos as baias, reforçamos o isolamento para não haver risco de contágio entre os animais e estamos construindo baias móveis para isolar os positivos", falou.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir