Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2012

Família que teve botulismo sai da UTI e vai para quarto em Santa Fé do Sul
Pai, mãe e dois irmãos tiveram botulismo, doença que pode até matar. Suspeita é que eles comeram uma mortadela que estaria estragada.
Família que teve botulismo sai da UTI e vai para quarto em Santa Fé do Sul
Foto: g1.lobo.com

Teve alta da UTI a família de Nova Canaã Paulista (SP) que teve botulismo depois de comer uma mortadela supostamente estragada. Pai, mãe e os dois filhos foram internados no domingo (19) na Santa Casa de Santa Fé do Sul (SP).

O caso da família ganhou destaque em toda imprensa. O botulismo paralisa os músculos e pode matar em poucas horas. Por isso, o soro que controla a doença teve de ser levado de avião da capital até Santa Fé do Sul. A Vigilância Sanitária recolheu amostras de alimentos que podem ter provocado intoxicação. A analise será feita no Instituto Adolfo Lutz, na capital e terá resultado em 30 dias.

Como aconteceu
Pai, mãe e dois irmãos, de 9 e 12 anos, foram diagnosticados com botulismo, uma forma de intoxicação alimentar causada por uma bactéria presente em alimentos contaminados e mal conservados. A suspeita é que a contaminação tenha ocorrido por meio do consumo de mortadela contaminada. A família deu entrada na Santa Casa no domingo (19) após apresentar sintomas da doença. Os principais são visão dupla e embaçada, fotofobia (aversão à luz), tonturas, boca seca, intestino preso e dificuldade para urinar. À medida que a intoxicação evolui, se manifesta na dificuldade para engolir, falar e de locomoção. Nos casos mais graves, há paralisia dos músculos respiratórios, o que pode ser fatal.

Como os pacientes corriam risco de morrer, os médicos da Santa Casa solicitaram o soro que combate o botulismo. Foi necessário mobilizar o grupamento aéreo da Polícia Militar de São Paulo para trazer o remédio da capital já que de ambulância o deslocamento poderia demorar cerca de 10 horas. Santa Fé do Sul fica a 626 quilômetros da capital. A operação durou duas horas e garantiu a vida da família.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir