Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2012

UnB tem fila de votação no primeiro dia de eleição do novo reitor
Consulta ocorre nesta quarta e quinta-feira em 19 postos de votação. Ministério receberá lista com nome dos três candidatos mais votados.
UnB tem fila de votação no primeiro dia de eleição do novo reitor
Foto: g1.globo.com

O primeiro dia de votação para a escolha do novo reitor da Universidade de Brasília (UnB) teve fila no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, na manhã desta quarta-feira (22). A universidade disponibilizou 19 seções eleitorais pelos quatro campi da instituição. A eleição será encerrada nesta quinta. Há dez chapas inscritas no pleito. As aulas na UnB foram retomadas nesta segunda-feira (20), após o fim da greve de professores que durou 89 dias. Um grupo de docentes, no entanto, contestou a decisão tomada em assembleia da Associação de Docentes (ADUnB) e pretende voltar às atividades só após nova assembleia, prevista para sexta-feira (24).

A professora de ciência da computação Célia Ghedini participou da votação desta quarta e disse não acreditar que o pleito seja afetado pela greve. "O período de greve não influencia o exercício da democracia e não prejudica o resultado da consulta. Quem quer votar participa da eleição de qualquer jeito", disse a professora. Para um dos seis membros da Comissão Organizadora da Consulta (COC), Alessandro Oliveira, a greve pode diminuir a participação dos eleitores. "O reitor tem um mandato e existe um prazo para ser cumprido. Precisávamos respeitar a data da consulta", disse.

Oliveira informou que o pleito seguiu com normalidade ao longo da manhã de quarta. Seguranças da instituição acompanharam a movimentação em torno das urnas. "A COC solicitou seguranças para evitar qualquer tipo de fraude ou possíveis conflitos", afirmou.

Consulta
Cerca de 40 mil professores, alunos e servidores técnico-administrativos poderão votar, segundo a Secretaria de Comunicação da UnB. O pleito ocorre entre 9h e 21h desta quarta e quinta-feira. O resultado deverá ser divulgado na sexta-feira (24) até as 16h.

Após a consulta, caberá ao Conselho Universitário (Consuni) enviar ao Ministério da Educação uma lista com o nome dos três candidatos mais votados.

Oliveira disse que o mais votado costuma ser escolhido pelo executivo para ocupar o cargo de reitor. "O ministro e a presidente podem acatar ou não a decisão da consulta, mas geralmente eles acatam", explicou.

Paridade
Em 7 de agosto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região derrubou uma liminar concedida à ADUnB contra a realização de eleições paritárias para a escolha do próximo reitor da instituição.

Com a decisão, volta a valer a deliberação do Consuni, que em junho definiu que a escolha do novo reitor será feita com voto paritário de professores, funcionários técnicos e estudantes. Cada segmento terá peso de 33,33% na consulta.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir