Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2012

Festival de cultura japonesa acontece neste fim de semana na capital baiana
Festival Associa��o Atl�tica Banco do Brasil (AABB), em Piat�. O evento conta com apresenta��o de grupos culturais, al�m de cursos.
Festival de cultura japonesa acontece neste fim de semana na capital baiana
Foto: g1.globo.com

Os f�s da cultura japonesa podem curtir neste fim de semana na sede da Associa��o Atl�tica Banco do Brasil (AABB), em Piat�, o VI Festival da Cultura Japonesa � XXI Bon Odori. O evento acontece entre as 10h e 23h, e os ingressos custam R$ 7 (antecipados) e R$ 14 (no local).O p�blico pode participar de oficinas de shod� (escrita em tinta), bonsai, origami, pipas gigantes, culin�ria e manga. As inscri��es s�o feitas na hora com ingressos populares. Mais informa��es aqui.O evento conta ainda com uma programa��o extensa, com apresenta��es de Grupo Cultural Wad, apresenta��o de Sum�, concurso Cosplay, venda de artigos orientais, exposi��o de pipas gigantes entre outras. Confira aqui, toda a programa��o do evento. Atra��es in�ditas
A cada ano o festival promove atra��es in�ditas e neste ano, quem se apresenta pela primeira vez � Akemi Matsuda, refer�ncia da moda urbana japonesa, que far� uma apresenta��o no estilo Lolita, o Teatro Kagura do Brasil, que faz apresenta��o da mitologia japonesa e apresenta��o de teatro e karaok� acompanhada de dan�a t�pica japonesa com encena��o de lutas com espadas.

Para quem prefere atra��es esportivas, a arena do evento promove Sum�, Shintoryu Bud�, Karat�, Aikid�, Kenjutsu, Jud�, al�m da apresenta��o in�dita de Naguinata, arte marcial introduzida h� pouco mais de 15 anos no Brasil.

Para os antenados no costume Cosplay o evento promove a apresenta��o do grupo Anip�litan com concurso de (traje/fantasia) e play / roleplay (brincadeira, interpreta��o). O cosplay � um hobby que consiste em fantasiar-se de personagens oriundos, em geral, de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses.
Festival
O Bon Odori � uma festa religiosa de tradi��o budista que faz homenagem �s almas dos antepassados, com m�sicas alegres e dan�as em rodas iluminadas com in�meras lanternas e ao som de Taik� (instrumento de percuss�o japon�s).

A comunidade nip�nica de Salvador realizou o primeiro evento na cidade em 1992. Atualmente o evento conta com apresenta��es culturais japonesas, com�rcio de produtos orientais, culin�ria, tecnologia, religi�o, esportes e oficinas.

O tema deste ano � Mang�, que s�o artes gr�ficas que fazem parte da cultura oriental desde os s�culos XI e XII. No Jap�o, os mang�s representam quase 40% de todo o material impresso comercializado. O Brasil, pa�s com a maior col�nia japonesa fora do Jap�o, foi a primeira na��o ocidental a criar uma associa��o dedica aos mang�s, a Abrademi (Associa��o Brasileira de Mang� e Ilustra��es), fundada em 1984.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir