Categoria Economia  Noticia Atualizada em 23-08-2012

Bolsas da Europa avançam mesmo com PMI fraco
Atividade do setor privado de negócios da Zona do Euro mostrou contração pelo sétimo mês consecutivo em agosto
Bolsas da Europa avançam mesmo com PMI fraco
Foto: infomoney.com.br

Os principais índices acionários europeus operam no campo positivo nesta quinta-feira (23) apesar dos dados fracos da ativididade manufatureira da Zona do Euro e diante de esperanças de estímulo econômico na economia norte-americana.

A ata do Fomc (Federal Open Market Committee) divulgada na véspera mostrou que a visão geral dos integrantes do comitê é de que uma nova rodada de estímulos monetários ocorrerá em breve, a menos que a economia mostre sinais de recuperação considerável.

Na Zona do Euro, após a esperada reunião com o primeiro-ministro da Grécia, Antonis Sâmaras, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, disse que uma decisão sobre se será dado à Grécia mais tempo para atingir as metas orçamentárias será baseada na revisão dos credores sobre o progresso do país em cumprir os termos de seu último resgate.

PMI
A atividade do setor privado de negócios da Zona do Euro mostrou contração pelo sétimo mês consecutivo em agosto, porém em ritmo mais lento, segundo informações do Índice de Gerentes de Compras, o PMI (Purchasing Managers Index) do instituto Markit divulgada nesta data.O índice subiu para 46,6 em relação a leitura de julho que marcou 46,5, economista estimavam uma leitura inalterada. A marca de 50 pontos é a que divide contração de expansão.

Por sua vez, o PMI de serviços da região caiu para 47,5, contra leitura de 47,9 em julho, enquanto o PMI de produção subiu para 45,3 ante 44,0 no mês de julho.

O PMI do setor de serviços da China decepcionou ao marcar contração em agosto no maior ritmo em nove meses. Segundo a pesquisa preliminar do Índice de Gerentes de Compras do país medido pelo HSBC, o indicador caiu para 47,8 em agosto, abaixo dos 49,3 registrados em julho.

Alemanha
O PIB (Produto Interno Bruto) da Alemanha desacelerou para 0,3% no segundo trimestre deste ano, após marcar expansão de 0,5% nos três primeiros meses de 2012, segundo informou nesta quinta-feira o Escritório Federal de Estatísticas do país. Nos seis primeiros meses do ano, o país registrou um superávit de 0,6%.

Desempenho acionário
As mineradoras no Reino Unido, reverteram perdas anteriores e avançam nesta sessão, impulsionando o índice FTSE 100. Destaque para as ações da Antofagasta que sobem 3,57% e as da Xstrata 2,54%.

Na bolsa de Frankfurt, as ações da Deutsche Lufthansa estão em alta de 0,59%, após o sindicato alemão que representa as companhias aéreas informar que não tem planos imediatos para se manifestar.

Fonte: infomoney.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir