Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-08-2012

Bolívia descarta ajuda de policiais brasileiros na erradicação da coca
O governo boliviano descartou nesta quinta-feira que policiais brasileiros participem na Bolívia da erradicação de cultivos de coca.
Bolívia descarta ajuda de policiais brasileiros na erradicação da coca
Foto: infoescola.com

O governo boliviano descartou nesta quinta-feira que policiais brasileiros participem na Bolívia da erradicação de cultivos de coca e reiterou que o apoio do Brasil se limitará à assistência tecnológica e à troca de informações para o combate às drogas.

"Sempre há uma predisposição ao trabalho conjunto, no âmbito da responsabilidade compartilhada, mas daí a considerar a possibilidade de a Polícia Federal do Brasil entrar em território boliviano para realizar tarefas de erradicação, isso não procede", afirmou o ministro do Interior, Carlos Romero, em uma entrevista coletiva à imprensa.

Veículos da imprensa boliviana reproduziram nos últimos dois dias trechos do jornal Folha de São Paulo indicando que a Polícia Federal do Brasil poderia ingressar na Bolívia para erradicar coca, matéria-prima utilizada na fabricação de cocaína, repetindo a experiência realizada com o Peru.

O ministro Romero, principal autoridade na luta contra as drogas, afirmou que, "se houve uma ação conjunta entre Peru e Brasil, seguramente tem seus fundamentos razoáveis", mas descartou a possibilidade de imitar essa experiência na Bolívia.

Romero não comentou a decisão brasileira de mobilizar homens do Exército e da Polícia na fronteira com seu país para impedir a entrada de cocaína no Brasil.

A Bolívia possui 31.000 hectares de coca, segundo dados das Nações Unidas, dos quais apenas se reconhece a legalidade de 12.000 para usos tradicionais, como mastigação, infusão e rituais religiosos andinos.

O país consegue erradicar anualmente entre 8.000 e 10.000 hectares, mas os agricultores conseguem plantar coca em outros lugares do país, quase na mesma quantidade.

La Paz não conta com dados oficiais de quanta cocaína produz, embora os Estados Unidos tenham indicado recentemente que a produção anual da Bolívia esteja situada em 265 toneladas, menos do que no Peru (325 toneladas) e mais do que na Colômbia (195 toneladas).

A Bolívia conseguiu apreender no ano passado 29 toneladas de cocaína, sendo que 60% da carga tinha o Brasil como destino.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir