Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-08-2012

Aliados e opositores do presidente entram em confronto no Egito
Partid�rios e opositores do presidente do Egito, Mohamed Muosi, entraram em confronto nesta sexta-feira (24) no Cairo, no primeiro teste de popularidade nas ruas para um pol�tico isl�mico que ocupa o cargo h� apenas dois meses.
Aliados e opositores do presidente entram em confronto no Egito
Foto: g1.globo.com

Os respons�veis pelo protesto desta sexta acusam Morsi de tentar monopolizar o poder, depois de recuperar prerrogativas cassadas em agosto pela Junta Militar que governou o Egito durante um ano e meio depois da deposi��o de Mubarak.

Mas v�rios grupos liberais geralmente cr�ticos � Irmandade Mu�ulmana, grupo ao qual o presidente � ligado, n�o apoiaram o protesto.

Foi o caso do Movimento Juvenil 6 de Abril, que foi crucial para mobilizar as multid�es em protestos que acabaram por depor o presidente Hosni Mubarak em 2011.

"Acorde, povo eg�pcio. N�o se entregue � Irmandade", disse Mahmoud, um ativista de meia-idade, falando � pequena multid�o na pra�a Tahrir, tradicional cen�rio de protestos no Cairo. "O Egito � para todos os eg�pcios, n�o s� para um grupo", disse o homem, de p� sobre uma moto no meio da pra�a, enquanto ao seu redor o tr�nsito flu�a normalmente.

Um rep�rter da Reuters Television no local disse que os manifestantes de lados opostos atiraram pedras uns nos outros e que alguns tinham bast�es. Houve tamb�m uma troca de agress�es, que foi interrompida pelos pr�prios participantes das manifesta��es.

Os organizadores do protesto anti-Morsi, entre os quais o pol�tico de oposi��o Mohamed Abou Hamed, cobram uma investiga��o sobre as finan�as da Irmandade, que foi reprimida durante os 30 anos do regime de Mubarak, mas que domina o cen�rio pol�tico desde a deposi��o do ex-presidente.

Os advers�rios de Morsi marcaram v�rias concentra��es simult�neas, com o objetivo de realizar marchas confluindo para o pal�cio presidencial.

Num desses pontos de concentra��o, no bairro de Abbasiya, perto do Minist�rio da Defesa, o ativista Mohsen Abed Rabuh, funcion�rio p�blico, disse que "tanto (o marechal Hussein) Tantawi quanto a Irmandade roubaram a revolu��o (anti-Mubarak) e destru�ram o Egito".

Tantawi, chefe da junta militar p�s-Mubarak, foi demitido neste m�s por Morsi, primeiro presidente eg�pcio de origem civil.

A rua que d� acesso ao Minist�rio da Defesa foi interditada, e as for�as de seguran�a prometeram proteger os manifestantes pac�ficos e agir com rigor contra quem violar a lei.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir