Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 03-09-2012

Circuito Turístico será implantado em Marataízes
A idéia de se criar uma maneira de explorar o turismo de maneira responsável e ambientalmente correta é a máxima do projeto que também terá total apoio do site Maratimba.com
Circuito Turístico será implantado em Marataízes
Foto: Wellington Altoé

Um grupo de comerciantes, artesãos, ativistas ambientais e amantes de Marataízes se uniram para criar o primeiro circuito turístico de Marataízes. A idéia do grupo conta com total apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Governo do Estado através da Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo e da Prefeitura de Marataízes. A idéia de se criar uma maneira de explorar o turismo de maneira responsável e ambientalmente correta é a máxima do projeto que também terá total apoio do site Maratimba.com.

Nossa reportagem teve a honra de uma reunião do grupo e pudemos comprovar o empenho dos participantes para que a idéia se torne realidade o mais rápido possível. Marataízes possui muitas belezas inexploradas como um vasto litoral com praias de águas mornas e uma grande malha de lagoas e lagunas, além de pontos turísticos e culturais que poderão ser melhor aproveitados com a organização e empenho do grupo.

João Luiz Madureira que é o presidente da ONG Caminhadas e Trilhas - Preserve, foi quem começou com a ideia do circuito, entrou em contato com o SEBRAE e com a SECTUR - Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo e hoje o projeto está se tornando uma realidade.

O que é um Circuito Turístico?

Circuito Turístico compreende um conjunto de características de empreendimentos com relativa proximidade em determinada área geográfica, normalmente abrangendo um ou mais municípios, aproveitando características próprias e pela predominância de certos elementos da cultura, da história e da natureza, com possibilidades de atrair e seduzir turistas, gerando oportunidades de negócios.

A formação de um circuito pressupõe a identidade e o associativismo entre esses empreendimentos que, na verdade, se unem para somar os atrativos, equipamentos e serviços turísticos, com o objetivo de enriquecer a oferta turística, ampliar as opções de visita e a satisfação do turista, com conseqüente aumento do fluxo e da permanência dos visitantes naquela área geográfica, geração de trabalho, renda e qualidade de vida.

Para que ocorra a necessária integração entre os empreendimentos de um mesmo circuito, vias de acessos compatíveis são imprescindíveis à complementaridade entre os atrativos, meios de transporte, equipamentos e serviços, e ao fortalecimento da cadeia produtiva do setor turístico. E se possível, estes empreendimentos precisam se um complementares aos outros.

Objetivo do Circuito Turístico Falésias e Lagunas:

No caso da criação do Circuito Turístico Falésias e Lagunas, o objetivo foi aproveitar a beleza única do Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes (Decreto Municipal 193/2008), e ainda das Lagunas de Marataízes, que são lagoas influenciadas pelo ambiente marinho, e daí difundir um turismo de qualidade e que gere um fluxo mais equilibrado durante o ano inteiro. O foco e característica principal deste Circuito é a preservação ambiental e sustentabilidade.

Local de Implantação:

O Circuito abrange empreendimentos que se encontram em todo o município, desde a divisa sul com Presidente Kennedy até a foz do Rio Itapemirim. O Circuito sempre é uma coisa muita dinâmica e pode ocorrer mudanças a todo momento de empreendimentos.

Envolvimento: a iniciativa deste Circuito foi da Ong Caminhadas e Trilhas – Preserve (www.caminhadasetrilhas.com.br), e hoje possui uma lista com mais de 20 empreendimentos. A data para implantação ainda não foi definida, mas o Pré-Lançamento está marcado para o dia 30 de outubro de 2012.

Confira algumas de Marataízes pelas lentes de Wellington Altoé



















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir