Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-09-2012

O PRESIDENTE MAIS POBRE DO MUNDO
A sociedade vem dando demonstrações que não aceita tantos desmandos vindo da classe política. São casos e mais casos de pilhagem do dinheiro público, enriquecimento ilícito que assola e envergonha a população.
O PRESIDENTE MAIS POBRE DO MUNDO

Nesse mar de mordomias uma reportagem me chamou a atenção sobre o presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica, 78 anos, que por princípios ideológicos recusa a liturgia do cargo. Mora com a esposa que é senadora numa chácara nos arredores de Montevidéu e vai com seu fusca para o gabinete presidencial.

Pode parecer jogada de marqueteiro, mas não é. Contrario a reeleição pretende viver sua pacata aposentadoria cultivando seu alimento e recebendo os velhos amigos que não abandonou pelo cargo. Um jornal europeu classificou como "o presidente mais pobre do mundo" Quando se desloca para viagens internacionais vai de classe econômica.

Ele a sua esposa doa parte do seu salário para uma ONG que cuida de habitação. Afirma que não precisa de todo o dinheiro que ganha, pois existem mais uruguaios necessitados. Cedeu para uma mãe e seu filho a moradia oficial para morarem por um tempo. Não possuem conta bancária e nem dívidas.

Sua residência é vigiada discretamente por dois seguranças. Diz-se um homem de esquerda, mas não comunga de um Estado estatizante e um funcionalismo paquidérmico e inchado. Certos governantes não poderiam viver dessa maneira devidos o risco a sua segurança, mas qualquer prefeitura desse rincão brasileiro os seus governantes viver mais nababescamente do que o presidente do Uruguai, que é um dos principais países das Américas.

Não mudou sua vida e rotina social devido o cargo. De repente um time da segunda divisão o Huracan pode ter em sua torcida o presidente do país. Ou comprando um utensílio para o seu banheiro. Gosta de consertar defeitos surgidos em sua residência. Bons exemplos para seguir no momento em que a sociedade questiona gastos astronômicos e fraudulentos. Salários que aviltam e mordomias que afrontam a sociedade que gostaria de reverter esses gastos, essa sangria para a melhoria da população. Miremos no exemplo de Mujica.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir