Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 15-10-2012

A VITÓRIA FARROUPILHA: HISTÓRIA REESCRITA?
A Revolução Farroupilha foi uma guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, deu-se no Rio Grande do Sul, e objetivava a declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grande
A VITÓRIA FARROUPILHA: HISTÓRIA REESCRITA?

Nivelados os entendimentos acerca dessa importante batalha, pode-se afirmar que, neste pleito eleitoral, Itapemirim teve, por analogia, a sua revolução. Porque não?

Dr. Luciano de Paiva Alves e sua Vice Viviane Peçanha, acompanhados por 9 Partidos (PSC, PTN, PT, PP, PSDB, PSB, PV, PDT E PR), 78 candidatos a vereador, o povo ligado nas obras iniciadas às vésperas da Eleição, cachorro, periquito e tudo, promoveram uma grande revolução. Ao seu lado, no Projeto 40, estavam homens e mulheres do dia a dia; não havia a presença marcante de grandes nomes do cenário político estadual, nem tão pouco nacional. Por isso faz lembrar a Revolução Farroupilha, que contava com um forte aspecto ideológico de fazendeiros (estancieiros), comerciantes e alguns membros da aristocracia rio-grandense, que lutaram bravamente contra as forças do império e seu poderio militar. Pode-se até dizer que os Itapemirinenses que participaram da vitória política neste ano são irmãos farrapos (moleques inexperientes como disseram).

Representando, pois, o império (dando sequência à analogia acima), apresentavam-se como grandes favoritos ao executivo municipal de Itapemirim, Estevão Silva Machado, Vereador em seu 5º mandato, político experimentado, ladeado do vice, também vereador, Lucimário Peçanha (Luquinha). O grupo destes candidatos contou com os apoios políticos (presentes em seus palanques) do Ex-governador Paulo Hartung, do Deputado Federal Lelo Coimbra, do Senador Ricardo Ferraço, da Prefeita Norma Ayub, do Deputado Estadual e Presidente da ALES, Theodorico Ferraço, dos Secretários Municipais, Ricardo Cordeiro, Poliana Freire Ferreira, Evaldo Batista, Flávio Ayub, Luciá Sampaio, Riane Alves, Fabiana Donato, Ary Moreira e por aí vai, (todos coordenadores de campanha), dosirmãos Cartorários Paulo e Marcos Barreto Soares, e vários empresários locais. Além dosgrandes poderes econômico e político, rola nos bastidores, e ficou muito claro no decorrer da campanha, que a ausência marcante do Governo do Estado na campanha farroupilha de Itapemirim, deu-se devido às pressões constantes do Deputado Ferraço, no sentido de coibir a presença de Casagrande e seu Secretariado ao lado de Dr. Luciano e Viviane Peçanha.

Num final mais feliz, para os farrapos, o povo decidiu pela mudança, pela qualificação e sobretudo, pelo carinho, diálogo e amor. O povo decidiu com base na certeza de que Dr. Luciano cumprirá cada compromisso firmado em suas reuniões, comícios e planos de governo: Priorizar saúde e educação, Melhorar a qualidade dos investimentos em infraestrutura, dar condições dignas aos Servidores Municipais, trabalhar pelo menos favorecido e garantir transparência total das finanças municipais com a autonomia dos órgãos de controle e auditoria interna.

E para "fechar a tampa", o grupo do Dr. Luciano e da Profa. Viviane Peçanha, elegeu 8 das 11 cadeiras da Câmara Municipal (mas já informou que manterá o diálogo aberto com todos os outros), ou seja, garantiu a governabilidade pelos próximos 4 anos. Congratulações aos Vereadores farroupilhas eleitos: João Bechara Netto (PSC); Bill (PV), Regina Viana (PSBD), Manfrine (PTB), Valk (PHS), Vaguinho da Safra, Paulinho (ambos do PR) e Luizinho do Cartório (PRP).

As eleições 2012 em Itapemirim ficarão por muitos anos nas mentes das pessoas, 130 votos garantiram a vitória do projeto 40, de modo que, todo grupo sabe que a participação de cada um foi decisiva e fundamental nessa eleição.


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Gedson Alves    |      Imprimir