Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 22-10-2012

UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO
“A família passa por fases de desenvolvimento e mudanças que levam à necessidade de uma constante reorganização, de maneira a mudar seus limites internos e externos”, Márcia Goulart.
UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

Está longe o desenvolvimento de um sistema integrado multidisciplinar que acompanhe os anseios da escola hoje no que diz respeito ao tratamento psicossocial aos alunos, professores e, principalmente, para a família.

Para a estudiosa no assunto, Márcia Goulart, "a família passa por fases de desenvolvimento e mudanças que levam à necessidade de uma constante reorganização, de maneira a mudar seus limites internos e externos". E essas mudanças são vistas a olhos nus. Hoje, raramente, encontramos um núcleo familiar nos padrões chamados convencionais (pai, mãe e filhos), isso, não deixa de ser uma questão problemática, mas outros entes que cumprem esse papel devem ser responsáveis pela educação do indivíduo que vai para escola e lá encontra outras realidades.

O ideal é que toda escola invista em um profissional com conhecimento da mente humana. Há uma necessidade gritante em profissionais especializados em psicopedagogia, principalmente.

"O trabalho psicopedagógico requer do especialista uma real percepção de si, de maneira a não se deixar levar pelos próprios valores durante a intervenção. Isso porque o reconhecimento de um problema de aprendizagem e a intervenção mais adequada para solucioná-lo será resultado da bagagem cultural que ele traz consigo e que interferirá na sua capacidade de observação e análise de cada caso", diz a estudiosa.

Ela também fala que a atuação psicopedagógica, enquanto protetora e facilitadora das relações, repercutirá em envolvimento na manutenção de um sistema familiar com uma saudável circulação do conhecimento, possibilitando o equilíbrio de poder entre seus membros, clareza na definição de papéis e de limites.

Enfim, a intervenção psicopedagógica buscará não se limitar à compreensão da dificuldade, mas à aquisição de novos comportamentos que levem à sua superação.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir