Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 25-10-2012

PASTORAL DA SOBRIEDADE
A Pastoral da Sobriedade nasceu de um desafio lan�ado por Jo�o Paulo II em 1984 a todos n�s: �lutar contra o flagelo da depend�ncia qu�mica que assola tantas fam�lias de nossa sociedade�. "A droga � um mal e ao mal n�o se d� tr�gua."
PASTORAL DA SOBRIEDADE

COMO COME�OU A PASTORAL DA SOBRIEDADE NO BRASIL AT� CHEGAR A NOSSA DIOCESE? Ela come�a em 1997 atrav�s de um clamor da pr�pria juventude que chega na CNBB e diz que "� preciso que a igreja fa�a alguma coisa em prol dessas fam�lias e desses jovens que est�o se perdendo nas drogas".

E a partir desse clamor da juventude, Dom Irineu Danelon, Bispo de Lins, cria a Pastoral da Preven��o e Recupera��o em Depend�ncia Qu�mica. Em 1998, na 36� Assembl�ia Geral dos Bispos, em Itaici, � aprovada por unanimidade por todos os Bispos a cria��o da Pastoral da Sobriedade, que prop�e uma a��o articulada na igreja para responder � quest�o da depend�ncia qu�mica.

A Pastoral teve in�cio em 2006 na diocese de Cachoeiro de Itapemirim atrav�s de Maria Trugilho e Jo�o Batista de Messias, de Mimoso do Sul, que receberam um convite para um Curso de Forma��o e Capacita��o para Agentes da Pastoral da Sobriedade em Santa Tereza, norte do estado do ES.

COMO � O TRABALHO DA PASTORAL DA SOBRIEDADE? A c�lula da Pastoral da Sobriedade � o Grupo de Auto Ajuda, assim como AA (Alco�licos An�nimos), por�m com reuni�es embasadas em uma abordagem religiosa numa viv�ncia pautada dentro da partilha. Ela traz o Programa de Vida Nova com 12 passos que incluem temas b�blicos e terap�uticos para discuss�o.

O momento mais importante do grupo de auto-ajuda � o grupo de partilha, no qual as pessoas n�o s�o separadas por condi��o de depend�ncia, trabalhando com todos na mesma reuni�o, independente de sua condi��o. J� no momento do Grupo de Partilha, familiares ficam em grupos diferentes dos dependentes para criar um ambiente de partilha mais confort�vel para ambos.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir