Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 09-11-2012

O grande encontro
�...Eu n�o quero nunca mais seu endere�o, ou � o come�o do fim ou � o fim..�, Vital Farias
O grande encontro

Em meados da d�cada de 1990 fui assistir ao show de Alceu Valen�a, Geraldo Azevedo, Z� e Elba Ramalho no festival de Alegre. Era lan�amento do CD "O grande encontro" em 1996 e tinha acabado de ingressar na faculdade em Cachoeiro de Itapemirim. Sozinho, estava concentrado no espet�culo, onde cada um com seu viol�o se apresentava ora os quatro, em duplas ou sozinhos. Entre uma m�sica e outra, reconheci um colega de classe e depois, para minha grata surpresa, outros "veteranos" vieram e continuei a ouvir as can��es, desta vez, acompanhado de um grupo de universit�rios, como eu, na �poca.

O tempo passou e fiz grandes amizades na ent�o Faculdade de Filosofia, Ci�ncias e Letras "Madre Gertrudes de S�o Jos�", hoje, Centro Universit�rio S�o Camilo. Gente de todo o estado vinha para estudar na institui��o. Mas, o tempo passou e cada um daqueles jovens seguiu seu rumo. Alguns mantiveram contato e outros, at� pouco tempo, nem, sequer, ouvi falar.

Tornei-me jornalista, analista, professor, escritor e andei criticando, em v�rias ocasi�es, as redes sociais, mas esta semana tive que engolir seco e com o gosto amargo do arame farpado enferrujado essas maledic�ncias.

A internet foi capaz de reparar o erro que cometi h� mais de 10 anos: n�o manter contato com amigos t�o queridos e que fizeram parte da minha forma��o. A rede � sim capaz de aproximar e tamb�m de reaproximar indiv�duos. Por mais que tente negar, pessoas com quem j� convivemos e dividimos experi�ncias podem nos encontrar nas redes sociais.

No princ�pio era o Orkut, MySpace, Friendster e Flickr. Agora, estamos na era do Facebook e do Twitter, al�m do Pinterest, do Google+ e muitos outros. Nessas redes, os graus de intera��o s�o os mais diversos e os la�os s�o constru�dos (e podem ser resgatados) de variadas formas e intensidades. S�o criados grupos e c�rculos de amizade, onde o que mais importa � estabelecer rela��es.

Li um artigo publicado por Herc�lia Diniz (desta vez fui obrigado a concordar) em que ela diz "o online encurta dist�ncias de forma virtualizada. Nesse sentido, as redes sociais t�m reaproximado pessoas que j� n�o se viam h� tempos, ou que as mudan�as da vida haviam separado. Quanto mais popular � uma rede, mais f�cil � a promo��o do reencontro: o reatar de amizades n�o depende apenas de adicionar um amigo. � preciso tamb�m tomar a iniciativa de puxar conversa e criar situa��es para que o contato ultrapasse o online e v� para a vida real".

Ap�s anos sem comunica��o, e agora virtualmente conectados, planejamos "O grande encontro" (da galera da Fafi do S�culo XX - isso foi de prop�sito s� para nos sentirmos mais velhos) para in�cio de dezembro. At� l�!

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir