Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-11-2012

Ao lado de Suu Kyi, Obama exalta reformas democráticas em Mianmar
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, exaltou nesta segunda-feira em Yangun, ao lado da Nobel da Paz e líder opositora Aung San Suu Kyi, as reformas realizadas em Mianmar.
Ao lado de Suu Kyi, Obama exalta reformas democráticas em Mianmar
Foto: noticias.terra.com

Obama destacou, entre os progressos observados, a entrada no Parlamento de Suu Kyi, que é a chefe do movimento democrático, assim como as reformas trabalhistas, a libertação de presos políticos e a luta contra as crianças-soldado, segundo a imprensa que viaja com o presidente.

Durante um pronunciamento para os jornalistas na casa de Suu Kyi em Yangun, Obama estendeu o apoio de seu governo às autoridades birmanesas se persistirem neste caminho.
Por sua vez, a opositora birmanesa, que viveu 15 anos sob prisão domiciliar por combater de maneira pacífica as diferentes juntas militares que governaram seu país, agradeceu a ajuda dos EUA e advertiu contra o erro de cantar vitória cedo demais neste processo.

Obama, que se mostrou muito afável com Suu Kyi, com a qual já tinha falado em Washington em setembro, é o primeiro presidente americano a visitar Mianmar, país que faz parte de sua primeira viagem pelo estrangeiro após ganhar a reeleição.

A visita de cerca de seis horas a Yangun começou com um encontro com o presidente birmanês, Thein Sein, no qual abordaram o estado das reformas políticas, econômicas e sociais, segundo explicou depois Obama aos jornalistas.

Obama dará por concluída sua visita a Mianmar após um discurso na Universidade de Yangun, no qual falará sobre os fundamentos do sistema democrático.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir