Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-11-2012

SP pode ter superbloqueador de celular para silenciar PCC nas celas
O Minist�rio da Justi�a incluiu no pacote de ajuda a S�o Paulo um moderno aparelho para bloqueio de celulares em pres�dios para refor�ar o combate � viol�ncia no Estado.
SP pode ter superbloqueador de celular para silenciar PCC nas celas
Foto: noticias.terra.com

Chamada GI-2 e desenvolvida em Israel, a maleta de intercepta��o de �ltima gera��o identifica com precis�o o n�mero do aparelho e o chip, uma arma essencial no combate a organiza��es criminosas comandadas de dentro dos pres�dios, como o Primeiro Comando da Capital (PCC). O equipamento usa o princ�pio da Esta��o de R�dio Base (ERB) para identificar e bloquear todos os celulares de uma �rea, sem afetar os da vizinhan�a. As informa��es foram publicadas no jornal O Estado de S. Paulo.

O bloqueador usa a frequ�ncia das ondas de telefonia pela qual os presos se comunicam, mas n�o tem fun��o de escuta, que s� pode ser feita com autoriza��o judicial. Cada kit custa hoje R$ 1 milh�o, mas o pre�o pode cair se houver lote grande de encomendas. O Departamento Penitenci�rio Nacional (Depen) planeja expandir o uso da maleta para os pres�dios de todo o Pa�s. O governo paulista ficou analisar e de dar resposta � oferta posteriormente. Testada recentemente no complexo penitenci�rio de Salvador, que tem 6 mil detentos, a maleta detectou 1,5 mil celulares em posse dos presos. Os aparelhos foram bloqueados e recolhidos. O equipamento foi usado pela primeira vez em 2006 no pres�dio federal de Catanduvas.

Onda de viol�ncia
Desde o in�cio do ano, ao menos 92 policiais foram assassinados no Estado. Desse total, 18 eram aposentados e tr�s estavam em servi�o. Al�m disso, o Estado continua a enfrentar um grande �ndice de viol�ncia. Segundo dados da Secretaria de Seguran�a P�blica, s� na capital houve um crescimento de 102,82% no n�mero de pessoas v�timas de homic�dio no m�s de setembro, em compara��o ao mesmo per�odo do ano passado. Em todo o Estado, a alta foi de 26,71% no mesmo per�odo.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir