Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-11-2012

Colômbia manterá operações militares após trégua das Farc
Farc anunciaram cessar-fogo unilateral nesta segunda (19). Partes tiveram primeira reunião para negociação de paz.
Colômbia manterá operações militares após trégua das Farc
Foto: g1.globo.com

O Exército da Colômbia manterá suas operações contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) apesar do anúncio de trégua unilateral realizado nesta segunda-feira (19) pela guerrilha comunista no começo das negociações de paz em Cuba, afirmou o ministro de Defesa, Juan Carlos Pinzón.

"Essa é a postura muito clara que corresponde à Força Pública, continuar trabalhando para perseguir esses indivíduos que violaram todo tipo de códigos, de normas e atentaram contra a vida e a honra dos colombianos", destacou Pinzón em coletiva de imprensa.

As Farc são perseguidas por "todos os crimes que cometeram ao longo de tantos anos e não pelos crimes futuros", disse.

O ministro também colocou em dúvida a vontade das Farc em manter um cessar-fogo.
"Tomara que cumpram com o que prometeram, mas a realidade é que a história mostra que esta organização terrorista nunca cumpriu nada", afirmou Pinzón.

O número dois das Farc, Iván Márquez, anunciou nesta segunda um cessar das operações ofensivas guerrilheiras durante dois meses a partir de meia-noite desta segunda-feira com objetivo de "fortalecer o clima de entendimento necessário" para os diálogos de paz.

Márquez informou esta trégua no Palácio de Convenções de Havana momentos antes de começar o primeiro dia das negociações com o governo colombiano, que buscam uma solução para o conflito armado que já dura quase meio século.

O presidente Juan Manuel Santos, que sempre rejeitou uma trégua bilateral durante as negociações, não se referiu ao anúncio das Farc em seu discurso da tarde de segunda sobre a decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) no litígio marítimo com a Nicarágua.
A decisão das Farc foi saudada pelo movimento civil Colombianos e Colombianas pela Paz, que tinha proposto publicamente a ambas partes que decretassem a trégua.

Solicitamos ao governo "que decida cessar as atividades militares ofensivas, o que será uma mensagem de esperança para os colombianos", reiterou este movimento liderado por Piedad Córdoba, ex-senadora e mediadora de dezenas de libertações de sequestrados das Farc nos últimos anos.

As negociações de paz, que nesta primeira etapa durarão 10 dias, abordam, em primeiro lugar, o tema do desenvolvimento agrário.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir