Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-11-2012

Rebeldes congoleses tomam aeroporto de Goma
Aeroporto era defendido por membros da Guarda Republicana. Rebeldes s�o militares que recusam transfer�ncia de oficiais.
Rebeldes congoleses tomam aeroporto de Goma
Foto: g1.globo.com

Rebeldes do grupo M23 tomaram o controle do aeroporto de Goma, a capital regional de Kivu do Norte, na regi�o leste da Rep�blica Democr�tica do Congo, anunciaram fontes da ONU.

A fonte n�o informou se a tomada do aeroporto provocou v�timas.

Goma fica �s margens do lago Kivu e perto da fronteira com Ruanda. A cidade tem 300.000 habitantes, al�m de milhares de refugiados.

O aeroporto era defendido at� ent�o por membros da Guarda Republicana. Durante o avan�o dos rebeldes, v�rios helic�pteros das Na��es Unidas foram utilizados para tentar proteger o terminal.

A ONU tem 1.500 capacetes azuis em Goma como parte de uma for�a de paz de 6.700 soldados mobilizados na prov�ncia de Kivu do Norte que respaldam as for�as governamentais.

O M23 foi criado em maio por militares que participaram na rebeli�o anterior e entraram para o ex�rcito em 2009, ap�s um acordo de paz. Em abril eles anunciaram que Kinshasa n�o respeitou os compromissos.

O movimento quer a manuten��o das patentes dos oficiais e recusa uma transfer�ncia de oficiais para outras regi�es, o que os afastaria de sua �rea de influ�ncia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir