Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-11-2012

Brasileiros podem ser retirados da Faixa de Gaza
O Escrit�rio de Representa��o do Brasil em Ramallah, na Cisjord�nia, est� tomando provid�ncias para retirar cidad�os brasileiros da Faixa de Gaza.
Brasileiros podem ser retirados da Faixa de Gaza
Foto: noticias.terra.com

De acordo com o ministro-conselheiro Jo�o Marcelo Soares, encarregado do setor consular no escrit�rio em Ramallah, j� foram tomadas provid�ncias para que seja poss�vel retirar da Faixa de Gaza aqueles brasileiros que quiserem sair, depois de sete dias de viol�ncia na regi�o.

"Entrei em contato com algumas fam�lias brasileiras na Faixa de Gaza para averiguar a situa��o deles e saber se h� necessidade de algum atendimento de urg�ncia", disse Soares � BBC Brasil. "At� o momento n�o h� registro de feridos brasileiros", afirmou.
O diplomata brasileiro disse que j� entrou em contato com as ag�ncias da ONU na Cisjord�nia para verificar o procedimento de evacua��o de cidad�os binacionais. Segundo ele, representantes da ONU se dispuseram a ajudar a retirar os brasileiros-palestinos e neste momento o escrit�rio est� levantando dados, para que a evacua��o seja poss�vel o quanto antes.

Sa�da pelo Egito
A brasileira Laila Shahin, do Rio de Janeiro, � uma das pessoas que j� manifestaram o desejo de sair da Faixa de Gaza. "Aqui est� terr�vel", disse Shahin � BBC Brasil, "a casa treme o tempo todo, os bombardeios n�o param, tanto dos avi�es como dos navios". A carioca, que mora na cidade de Gaza, afirmou que quer sair "para qualquer lugar que seja longe dos bombardeios".

De acordo com o diplomata brasileiro, a possibilidade seria retirar os cidad�os brasileiros para o territ�rio eg�pcio, pela fronteira de Rafah. Shahin tamb�m disse que n�o quer voltar para o Brasil, s� quer sair da �rea de risco. "N�o tenho o que fazer no Brasil", acrescentou.

De acordo com a avalia��o da Representa��o em Ramallah, h� cinco fam�lias brasileiras na Faixa de Gaza, e na manh� desta ter�a-feira os diplomatas est�o tentando entrar em contato com todas elas.

Desde o in�cio dos confrontos, h� uma semana, as tropas israelenses j� realizaram mais de mil bombardeios � Faixa de Gaza, atingindo alvos militares e civis, ligados ao governo do Hamas na regi�o. Entre os alvos dos bombardeios na madrugada desta ter�a feira estavam o Banco Isl�mico de Gaza e resid�ncias de lideres de grupos armados.

Nesta semana grupos palestinos armados - Hamas, Jihad Isl�mico, Comit�s de Resist�ncia Popular e grupos salafistas - j� lan�aram mais de 900 foguetes contra o sul de Israel e cinco misseis contra a cidade de Tel Aviv.

Segundo as �ltimas informa��es os confrontos j� deixaram 106 mortos do lado palestino, metade deles civis, e tr�s mortos civis do lado israelense. Na ter�a-feira, fontes do governo de Israel disseram que 1/3 dos civis mortos n�o estava envolvido no conflito.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir