Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 21-11-2012

Desproporcional
"A gerra n�o � uma op��o. Nunca uma solu��o. � preciso intervir com urg�ncia. H� duas palavras-chave: urg�ncia e cessar-fogo", Laurent Fabius.
Desproporcional

Enquanto o presidente norte americano assina embaixo do poderio de fogo de Israel, ponderada, mas sensata, a presidente Dilma Rousseff resumiu em uma �nica palavra o que todo o mundo est� vendo: desproporcional.

Para justificar o massacre, o Ex�rcito de Israel afirma que centenas de foguetes foram disparados pelos militantes palestinos nos �ltimos dias em dire��o ao territ�rio israelense, e cerca de um ter�o deles foi interceptado pelo sistema israelense de defesa antim�sseis.

Na verdade, foram disparos espor�dicos de Gaza em dire��o ao territ�rio, mas n�o h� relatos de danos materiais ou v�timas. Enquanto isso dezenas de civis s�o atingidos e mortos pelo poderio Israelense, principalmente crian�as.

A presidente Dilma expressou preocupa��o com a situa��o de viol�ncia na Faixa de Gaza, motivada pelo conflito entre Israel e a Palestina. No domingo, Ela recebeu um telefonema do presidente do Egito, Mohamed Mursi. Ele disse considerar importante que o Brasil exer�a sua influ�ncia sobre o assunto, inclusive no �mbito da Organiza��o das Na��es Unidas (ONU).

Em seguida, Dilma entrou em contato com o secret�rio-geral da ONU, Ban Ki-moon, e relatou a preocupa��o do governo brasileiro com o uso desproporcional da for�a no conflito.

Al�m de fam�lias inteiras mortas nos ataques, pelo menos dois edif�cios ocupados por �rg�os de comunica��o social foram atingidos. Seis jornalistas ficaram feridos. Um fot�grafo teve uma perna amputada. Tamb�m foram atingidas as instala��es das brit�nicas Sky e ITN.

Sem sobra de d�vidas fico com as declara��es do Ministro de Rela��es Exteriores da Fran�a,Laurent Fabius que se manifestou dizendo "a gerra n�o � uma op��o. Nunca uma solu��o. � preciso intervir com urg�ncia. H� duas palavras-chave: urg�ncia e cessar-fogo".

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir