Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2012

Explosão atinge ônibus na cidade israelense de Tel Aviv
Há pelo menos 10 feridos, 3 deles em estado grave, dizem autoridades. País vive tensão por escalada de violência com palestinos em Gaza.
Explosão atinge ônibus na cidade israelense de Tel Aviv
Foto: g1.globo.com

Uma explosão em um ônibus urbano deixou pelo menos 10 feridos, três deles em estado grave, nesta quarta-feira (21) na região central da cidade israelense de Tel Aviv, segundo os serviços de emergência e a polícia.

O incidente, classificado de "ataque terrorista" pela polícia israelense, ocorreu em uma rua próxima ao prédio do Ministério da Defesa.

Imagens da TV local mostraram o ônibus atingido, com vidros quebrados e entre muita fumaça.

"Uma bomba explodiu em um ônibus no centro de Tel Aviv. Foi um ataque terrorista. A maioria dos feridos sofreu ferimentos leves", disse Ofir Gendelman, porta-voz do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

A imprensa israelense disse que um homem havia sido preso, mas a informação não foi confirmada oficialmente.

O ataque aconteceu no momento em que a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fazem uma série de reuniões em Israel e Ramallah, na Cisjordânia, para tentar acabar com as hostilidades entre Israel e o movimento palestino Hamas na Faixa de Gaza, que já deixaram pelo menos 140 mortos, em sua grande maioria palestinos, em oito dias de bombardeios de lado a lado.

Celebração em Gaza
Em Gaza, jornalistas observaram cenas de comemoração entre os palestinos após o anúncio da explosão, que pode comprometer a tentativa de alcançar um cessar-fogo na região.

O porta-voz do Hamas Sami Abu Zuhri elogiou a explosão, mas o movimento não assumiu a responsabilidade.

"O Hamas abençoa o ataque em Tel Aviv e o vê como uma resposta natural aos massacres israelenses", disse à Reuters.

"Facções palestinas irão recorrer a todos os meios a fim de proteger nossos civis palestinos, na ausência de um esforço mundial para impedir a agressão israelense", afirmou.

EUA
A Casa Branca condenou o que chamou de um "atentado terrorista" em Tel Aviv.
11 mortos em 2006

A última vez em que Tel Aviv, capital comercial de Israel, foi atingida por uma séria explosão de bomba foi em abril de 2006, quando um homem-bomba palestino matou 11 pessoas em uma lanchonete perto da antiga rodoviária da cidade.
Escalada da violência em Gaza

No dia 14 de novembro, uma operação militar israelense matou o chefe do braço militar do grupo Hamas na Faixa de Gaza, Ahmed Jaabali.

Segundo testemunhas, ele dirigia seu carro quando o veículo explodiu. Seu guarda-costas também morreu.

Israel afirma que Jaabali foi o responsável pela atividade "terrorista" do Hamas, movimento islâmico que governa Gaza, durante a última década.

Após a morte, pedidos imediatos por vingança foram transmitidos na rádio do Hamas e grupos militantes menores alertaram que iriam retaliar. "Israel declarou guerra em Gaza e eles irão carregar a responsabilidade pelas consequências", disse a Jihad Islâmica.

No dia seguinte à morte de Jaabali, foguetes disparados de Gaza mataram três civis israelenses, aumentando a tensão e ampliando o revide aéreo de Israel - que não descarta uma operação por terra, mas a adiou enquanto um possível cessar-fogo é negociado.

Os bombardeios dos últimos dias, na operação chamada de "Pilar defensivo", são a mais intensa ofensiva contra Gaza desde a invasão realizada há quatro anos na região, que deixou 1.400 palestinos mortos e 13 israelenses.

Acredita-se que a metade dos mortos palestinos sejam civis, o que desperta críticas à ação de Israel.

O país alega que os militantes do Hamas se escondem entre a população civil, usada como "escudo humano".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir