Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-11-2012

Israel e Hamas respeitam acordo de cessar-fogo
A tr�gua est� sendo respeitada na manh� desta quinta-feira entre israelenses e palestinos da Faixa de Gaza.
Israel e Hamas respeitam acordo de cessar-fogo
Foto: portugues.rfi.fr

As duas partes em conflito chegaram a um acordo para p�r fim �s hostilidades, ap�s oito dias de enfrentamentos. O presidente do Egito, Mohamed Mursi, foi elogiado pelo governo isralense pela media��o do conflito. O Hamas ganhou pontos pol�ticos ao conseguir arrancar de Israel a promessa de abertura das fronteiras com o pa�s, fechadas h� 5 anos, caso o cessar-fogo seja mantido.

Daniela Kresch, correspondente da RFI em Tel Aviv
O cessar-fogo entrou em vigor � meia-noite, no hor�rio local, segundo o texto do acordo anunciado ontem no Cairo pelo chefe da diplomacia eg�pcia, Mohammed Kamel Amr, ao lado da secret�ria de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

O ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, advertiu que Israel retomar� os ataques se os grupos palestinos que lan�aram mais de 1.500 foguetes contra o pa�s, nos �ltimos dias, n�o respeitarem o cessar-fogo. Essa nova espiral de viol�ncia entre israelenses e palestinos come�ou na quarta-feira da semana passada, quando a for�a a�rea de Israel matou o l�der do bra�o armado do grupo isl�mico Hamas, Ahmad Jabari. O Hamas assumiu o poder na Faixa de Gaza depois de vencer as elei��es legislativas de janeiro de 2006.

O cessar-fogo n�o acalmou as tens�es pol�ticas em Israel. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu enfrenta cr�ticas de aliados por ter supostamente se curvado � press�o internacional sem terminar o que come�ou: destruir a infraestrutura paramilitar do Hamas e dos outros grupos radicais, que bombardeiam o sul de Israel h� uma d�cada. Talvez, para dissipar essa sensa��o, � que o Ex�rcito tenha decidido atuar de madrugada na Cisjord�nia, detendo 55 suspeitos de terrorismo.

Hamas e presidente eg�pcio saem vitoriosos

Na Faixa de Gaza, o clima � de vit�ria, apesar da destrui��o causada por 1.500 ataques a�reos contra o territ�rio e a morte de 160 pessoas, 110 militantes e 50 civis. L�deres do Hamas se gabam de ter conseguido lan�ar m�sseis de longo alcance contra Tel Aviv e Jerusal�m e paralisado boa parte do pa�s. Al�m disso, o Hamas ganhou pontos pol�ticos ao conseguir arrancar de Israel a promessa de abertura das fronteiras com o pa�s, fechadas h� 5 anos, caso o cessar-fogo seja mantido. Outro vitorioso � o presidente eg�pcio, Mohamed Mursi, que conseguiu mediar a tr�gua, recebendo elogios at� mesmo do ultraconservador chanceler israelense, Avigdor Lieberman.

Ir� rejeita acusa��es da Fran�a

O Ir� reagiu indignado aos coment�rios do chanceler franc�s, Laurent Fabius, que acusou o pa�s de ter uma forte responsabilidade no conflito da Faixa de Gaza por ter fornecido armas de longo alcance ao Hamas. O Ir� nega ter armado o movimento isl�mico palestino, mas n�o rejeita ter ajudado militarmente o Hamas.

Fonte: portugues.rfi.fr
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir