Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-11-2012

Lula recebe prêmio Indira Gandhi do presidente indiano Mukherjee
O presidente indiano, Pranab Mukherjee, entregou nesta quinta-feira ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o prêmio Indira Gandhi Pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento 2010.
Lula recebe prêmio Indira Gandhi do presidente indiano Mukherjee
Foto: noticias.terra.com

O ato foi celebrado no palácio presidencial de Nova Délhi (Rashtrapati Bhavan), onde Mukherjee ressaltou que Lula merece o prêmio por sua defesa desses três princípios, que "foram os mesmos que defenderam Indira Gandhi e Mahatma Gandhi".

Segundo o site do Instituto Lula, "a cerimônia de entrega estava prevista para acontecer em 22 de novembro de 2011, mas o ex-presidente cancelou a viagem (...) para tratar do câncer que havia recém descoberto". Após agradecer "de coração" a placa comemorativa com o reconhecimento, Lula destacou que o prêmio "não pertence a mim, mas ao povo brasileiro".
"O povo brasileiro soube compreender que sem a luta pela paz e a democracia não teria sido possível construir o Brasil que temos hoje em dia", explicou. Lula se referiu depois à influência que o pensamento de Mahatma Gandhi teve sobre ele. O petista revelou que "descobri o conceito indiano da paz e da democracia com a leitura das doutrinas do Mahatma Gandhi, que mudou minha vida, então como sindicalista, e inspirou depois o que seria minha vida política".

O ex-presidente comentou sobre a continuação da crise econômica internacional, sobre a que se mostrou muito crítico e quis deixar claro que "não foi originada pelos povos", atribuindo-a, sem rodeios, à "especulação e a irresponsabilidade do poder financeiro". "O mundo precisa de uma liderança que não faça políticas em favor do mercado, mas do povo", disse.

Na cerimônia também discursou o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, que ressaltou "a preocupação de Lula pelos setores menos favorecidos", e lembrou "a notável transformação econômica e social do Brasil durante seu mandato". Além disso tomou a palavra a nora de Indira Gandhi, viúva de seu filho Rajiv Gandhi - ambos assassinados - e atual presidente do governante Partido do Congresso, Sonia Gandhi, que descreveu Lula como "um dos mais carismáticos líderes de nossa geração".

O prêmio Indira Gandhi já foi entregue a personalidades como o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, o ex-presidente americano Jimmy Carter e o antigo secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir