Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-11-2012

Israel diz que pode retomar ataques se trégua não for respeitada
O ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, mencionou nesta quinta-feira a possibilidade de Israel retomar os ataques se o Hamas não respeitar o cessar-fogo decidido na quarta-feira na Faixa de Gaza, depois de uma semana de confrontos.
Israel diz que pode retomar ataques se trégua não for respeitada
Foto: noticias.terra.com

"O cessar-fogo pode durar nove dias, nove semanas ou mais, mas se não durar nós saberemos o que temos que fazer e, neste caso, nós consideramos naturalmente a possibilidade de retomar nossas atividades (militares) em caso de disparos ou de provocações", advertiu Barak na rádio pública.

O cessar-fogo era respeitado na manhã desta quinta-feira na Faixa de Gaza depois de uma semana de choques armados, que terminaram com a morte de 162 palestinos e de cinco israelenses.

A trégua, obtida depois de intensos esforços diplomáticos do Egito e dos Estados Unidos, entrou em vigor às 19h GMT (17h de Brasília), segundo o texto do acordo anunciado no Cairo pelo ministro das Relações Exteriores egípcio, Mohamed Kamel Amr, que estava acompanhado pela secretária de Estado americana Hillary Clinton.

Barak justificou a decisão do governo israelense de renunciar a uma operação terrestre de grande envergadura na Faixa de Gaza, apesar da mobilização de dezenas de milhares de reservistas. Segundo o ministro, é impossível desestabilizar o poder do Hamas sem que Israel ocupe novamente a totalidade da Faixa de Gaza. "Não tenho certeza se isto seria a coisa mais inteligente a fazer", disse.

Barak também foi questionado sobre as negociações que permitiram anunciar um cessar-fogo no Cairo. "Não é um acordo, é um papel não assinado e a única vitória do Hamas é que os papéis anteriores estavam escritos a mão, enquanto este foi impresso".


Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir