Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-11-2012

ONG: mortos na Síria passam de 40 mil em 20 meses de violência
A violência na Síria já deixou mais de 40 mil mortos, em sua maioria civis, desde o começo dos protestos contra o regime de Bashar al-Assad há 20 meses, informou nesta quinta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
ONG: mortos na Síria passam de 40 mil em 20 meses de violência
Foto: noticias.terra.com

O OSDH é uma ONG com sede na Grã-Bretanha e que baseia seus dados nas informações transmitidas por uma rede de militantes e fontes médicas de hospitais civis e militares na Síria.

Ao menos 28.026 civis morreram desde 15 de março de 2011, segundo a ONG, que considera civis aqueles que decidiram empunhar armas contra as tropas do regime. O número de soldados mortos chegou a 10.150 e o de desertores a 1.379. "Temos que levar em conta outros 574 mortos cujas identidades não foram estabelecidas", explicou o presidente do OSDH, Rami Abdel Rahman, o que elevaria o número de mortos a 40.129.

Estas contas porém não levam em consideração as milhares de pessoas desaparecidas nem a maioria dos mortos entre os "shabihas" (militantes do regime).

A brutal repressão do regime ao movimento de protesto popular desencadeou uma guerra civil. Os combates entre rebeldes e soldados e os bombardeios aéreos e com artilharia das tropas leais deixam dezenas de mortos todos os dias.

No fim de outubro, o mediador internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, propôs uma trégua por ocasião da festa muçulmana do Aid al-Adha, que não foi respeitada. A comunidade internacional, profundamente dividida, não consegue encontrar uma solução para o conflito.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir