Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-11-2012

Coreia do Norte possivelmente prepara teste de míssil, diz jornal
A Coreia do Norte, sob fortes sanções da ONU por seu programa de armas nucleares, pode estar preparando um teste de míssil balístico de longo alcance.
Coreia do Norte possivelmente prepara teste de míssil, diz jornal
Foto: AFP

Informou um jornal japonês nesta sexta-feira, citando autoridades que viram dados de segurança dos Estados Unidos.

A reportagem foi publicada poucas semanas antes da eleição presidencial da Coreia do Sul, em 19 de dezembro, em que o tema Coreia do Norte tem papel preponderante. O isolado Norte tem por anos tentado influenciar grandes acontecimentos no Sul fazendo propaganda de seu poderio bélico.

As duas Coreias estão tecnicamente em guerra desde o conflito de 1950-1953, que terminou apenas com um trégua e não um tratado de paz. Potências regionais tentam há anos convencer o Norte a abandonar seu programa nuclear.

"Os Estados Unidos detectaram movimentos que são vistos como preparação da Coreia do Norte para o lançamento de um míssil de longo alcance, que poderia acontecer ainda este mês", disse o jornal Asahi, citando fontes governamentais não identificadas.
Os EUA tradicionalmente dividem tais informações com seus dois aliados na região, Coreia do Sul e Japão.

Acredita-se que Coreia do Norte esteja desenvolvendo um míssil balístico de longo alcance com capacidade de atingir alvos a 6.700 quilômetros de distância, com o objetivo de alcançar os Estados Unidos, mas seus dois últimos testes de lançamento fracassaram.

Em abril, sob comando do novo líder Kim Jong-un, a Coreia do Norte lançou um foguete que permaneceu poucos minutos no ar, percorrendo cerca de 100 quilômetros até cair no mar entre a Coreia do Sul e a China.

A Coreia do Norte disse à época que o lançamento tinha como objetivo colocar um satélite científico em órbita.
(Reportagem de Junko Fujita)

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir