Categoria Economia  Noticia Atualizada em 24-11-2012

Procon notifica empresas sobre descontos na Black Friday
Muitos an�ncios ficaram s� na promessa. Quatro das sete empresas j� foram multadas na Black Friday de 2011.
Procon notifica empresas sobre descontos na Black Friday
Foto: g1.globo.com

O Procon de S�o Paulo notificou sete empresas que participaram da vers�o brasileira da Black Friday. O �rg�o de defesa do consumidor disse que h� ind�cios de que as lojas aumentaram os pre�os e venderam os produtos pelo mesmo valor de antes da promo��o.

Primeiro, choveram ofertas. Depois, reclama��es. Durante o dia, os consumidores usaram a internet para protestar: a "Black Friday" virou "Black Fraude". O problema foi que muitos an�ncios ficaram s� na promessa.

Na quinta-feira, a reportagem do Jornal da Globo gravou alguns pre�os em sites de lojas. O videogame de �ltima gera��o, a geladeira e o celular continuaram custando a mesma coisa antes e depois da Black Friday. A TV de led at� teve desconto, mas de menos de 4%. A maior diferen�a foi no tablet: R$ 200 mais barato.

Pior do que n�o baixar, foi aumentar e depois diminuir. "Vender o dobro pela metade", escreveram os internautas. As queixas chegaram ao Procon, que notificou sete lojas na internet. Quatro j� foram multadas na Black Friday do ano passado.

"Elas podem sofrer puni��es que v�o de uma multa, que geralmente vai chegar ao limite muito pr�ximo de R$ 6,5 milh�es, e as reincidentes est�o sujeitas �s penalidades mais severas, como por exemplo, a pr�pria suspens�o tempor�ria do site ou at� mesmo uma aplica��o de uma contra-propaganda. Elas ter�o que vir � p�blico desmentir aquilo que informaram incorretamente para o consumidor", explica Renan Ferraciolli, assessor-chefe do Procon-SP.

A chiadeira foi bem menor nas lojas f�sicas que entraram na onda da Black Friday. � que, segundo o Procon, cara a cara, fica mais dif�cil enganar o consumidor. Al�m disso, na conversa, sempre h� espa�o para a negocia��o.

Nessa loja, teve produto que acabou no estoque, mas o consumidor n�o quis nem saber. Levou a TV do mostru�rio por R$ 500 a menos."Tinha uma op��o de levar mais � tarde, mas queria levar agora. Queria instalar hoje mesmo e j� comprei o DVD", diz a engenheira ambiental Kelly Massuda.

EUA
Em uma economia que depende bastante do consumo das fam�lias, espera-se que cerca de 150 milh�es de americanos aproveitaram as liquida��es da Black Friday, a sexta-feira negra, que abre a temporada de compras de Natal nos Estados Unidos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir