Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-11-2012

Protesto contra o governo reúne milhares na Tailândia
Um protesto contra o governo do primeira-ministra Yingluck Shinawatra reuniu neste sábado milhares de pessoas em um comício pelas ruas de Bangcoc, capital da Tailândia.
Protesto contra o governo reúne milhares na Tailândia
Foto: noticias.terra.com

A manifestação, que transcorria pacífica no início, viu um confronto entre a polícia e alguns manifestantes que tentaram passar pelas barricadas de concreto erguidas em um dos pontos da marcha, próximo à sede do governo. A polícia usou gás lacrimogênio e cassetetes para reprimir e dispersar a multidão, o que deixou vários feridos, dos dois lados.

O governo temia que a manifestação se transformasse na maior demonstração desde a posse de Shinawatra, no ano passado. No início da semana, a premiê ordenou a convocação de 17 mil policiais e invocou uma lei de segurança especial, citando preocupação com a transformação da manifestação em violência.

A primeira-ministra acusou os manifestantes de tentar derrubar seu governo eleito democraticamente. A ação foi planejada pelo grupo chamado Pitak Siam, liderado pelo general reformado Boonlert Kaewprasit, que acusa do governo de Yingluck Shinawatra de ser corrupto e ser um fantoche da administração do seu irmão e ex-premiê Thaksin Shinawatra.

As medidas de emergência impostas pela mandatária do país devem se manter em vigor até o dia 30 de novembro. Thitinan Pongsudhirak, cientista político da Universidade Chulalongkorn, afirmou que ainda não vê o protesto como uma ameaça imediata ao governo Shinawatra, mas a ação deve ser encarada com seriedade.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir