Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 27-11-2012

Começa em Doha conferência da ONU sobre o clima
Começou ontem (26) em Doha, capital do Catar, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. Os países em desenvolvimento ressaltaram o princípio da "responsabilidade comum mas diferenciada".
Começa em Doha conferência da ONU sobre o clima
Foto: ultimosegundo.ig.com

As nações em desenvolvimento pediram na reunião que os países desenvolvidos cumpram os compromissos assumidos em convênios e protocolos internacionais, reduzindo primeiro as suas emissões de gases que provocam o efeito estufa e fornecendo apoio financeiro e tecnológico aos países em desenvolvimento.

O subchefe da delegação chinesa, Su Wei, discursou em nome do BASIC (China, Índia, Brasil e África). Ele afirmou que as mudanças climáticas constituem um importante desafio ao desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento e a comunidade internacional deve tomar ações corretas sob o princípio de "responsabilidade comum mas diferenciada". Relatórios divulgados por diversas entidades indicam que a China já tomou medidas eficazes para reduzir suas emissões de gases poluentes.

A União Europeia reiterou que vai respeitar o Protocolo de Kyoto e que vai se esforçar para que as negociações em Doha alcancem progressos.

Na conferência, a Gâmbia, um dos países mais pobres do mundo, pediu às partes envolvidas, especialmente os países desenvolvidos, que escutassem a sua voz. O país expressou o desejo de que os EUA não ajam como observadores mas tomem ações pragmáticas.

Tradução: Li Jinchuan

Revisão: Miguel Torres

Fonte: portuguese.cri.cn
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir