Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-11-2012

Nicarágua exerce soberania em território disputado com Colômbia
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, assegurou nesta segunda-feira que seu país já exerce a soberania na região do Caribe com base na decisão da CIJ de Haia que redefiniu a fronteira marítima com a Colômbia.
Nicarágua exerce soberania em território disputado com Colômbia
Foto: portuguese.ruvr.ru

"À meia-noite do domingo, nossos navios zarparam em direção às zonas recuperadas e já a esta hora o Exército da Nicarágua exerceu a soberania em todo esse território, de forma aérea e marítima", afirmou Ortega em mensagem transmitida à nação por rádio e televisão.
O governante assegurou que foram iniciados "contatos" com autoridades do Governo da Colômbia a fim de que o país sul-americano acate a sentença da CIJ.

"Estivemos esperando e esperamos que o Governo da Colômbia decida de uma vez por todas acatar a decisão da Corte", disse Ortega, que orientou o Exército a agir "com prudência, porque não queremos nenhum tipo de confronto".

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, confirmou nesta segunda-feira que analisa a retirada do seu país do pacto que reconhece a jurisdição da CIJ por discordar da decisão no litígio com a Nicarágua, que abriga "inconsistências e lacunas jurídicas", segundo Bogotá.

Ortega afirmou, por sua vez, que seu Governo autorizou os pescadores nicaraguenses a trabalharem "nesse novo território marítimo", que calculou em "mais de 90 mil quilômetros quadrados".

O presidente da Nicarágua informou também que o chefe do Exército, o general Julio César Avilês, se reunirá com representantes dos Estados Unidos tratar para dos "novos acordos" sobre a luta contra o narcotráfico no Caribe, uma vez que esse território marinho era vigiado pela Colômbia com o apoio americano.

No último dia 19 de novembro, a CIJ emitiu uma decisão definitiva que reconhece a soberania colombiana sobre sete abrolhos que cercam as ilhas maiores de San Andrés, Santa Catalina e Providencia, mas outorgou à Nicarágua uma boa parte do território marinho rico em pesca e outros recursos naturais.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir