Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-11-2012

Europa, EUA e Canadá são criticados por lentidão judicial
Europa ocidental, Estados Unidos e Canadá são criticados pelos atrasos na área judicial e por discriminações policiais com as minorias em um relatório sobre o estado de direito no mundo.
Europa, EUA e Canadá são criticados por lentidão judicial
Foto: AFP

Os 16 países do oeste da Europa e da da América do Norte avaliados no documento se destacam pela eficácia de seus sistemas judiciais, o nível mínimo de corrupção e a responsabilidade de seus governos, mas a "grande fragilidade" em termos de acesso à justiça civil deve chamar "a atenção das autoridades", adverte o relatório.

Apenas Noruega, que ocupa o primeiro lugar por seu sistema judicial civil, Holanda e Alemanha estão livres da crítica. O estudo do World Justice Project, com base em 97 mil entrevistas individuais em 97 países e com 2,5 mil analistas políticos no mundo, propõe uma classificação em função de um índice 2012 do estado de direito.

Este índice leva em consideração sobretudo o nível de corrupção, os limites dos poderes do governo, a eficácia dos sistemas penal e civil, a gestão do crime e da segurança, além do estado dos direitos fundamentais em cada país.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir