Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-11-2012

Hospital despeja urina radioativa nos esgotos de Paris
Um hospital franc�s especializado no tratamento do c�ncer despejou nos esgotos de Paris 14 mil litros de urina radioativa de pacientes internados que fazem radioterapia.
Hospital despeja urina radioativa nos esgotos de Paris
Foto: noticias.terra.com

A urina dos pacientes do Instituto de Cancerologia Gustave-Roussy, nos arredores de Paris, deveria ter sido progressivamente descontaminada antes de ser lan�ada nos esgotos da capital.

Mas houve um vazamento em um dos reservat�rios que estocam a urina dos doentes e ela acabou sendo lan�ada no esgoto antes do processo de descontamina��o.
A urina radioativa percorreu dez quil�metros da rede de esgotos de Paris antes de ser enviada a uma esta��o de tratamento de esgotos na periferia da capital.
Impacto

"Assim que constatamos o vazamento, alertamos a Autoridade de Seguran�a Nuclear (ASN)", informa o Instituto Gustave-Roussy, em Villejuif, considerado uma refer�ncia no tratamento do c�ncer na Fran�a e tamb�m na Europa.

A ASN, que investiga o incidente, declarou que a urina continha uma concentra��o de iodo 131 - elemento radioativo normalmente utilizado em radioterapias de c�ncers da tireoide - acima do limite autorizado.

Para a autoridade governamental, respons�vel por prevenir riscos ligados � radioatividade, a urina contaminada n�o ocasionou um impacto importante em termos de seguran�a.

"O �ndice de radioatividade ficou acima dos n�veis regulamentares, mas sem registrar perigo", diz a ASN.
"Repeti��o"

A autoridade classificou o incidente como n�vel um na escala internacional INES, de gravidade de acidentes nucleares. A escala vai de zero a sete (somente a explos�es da central de Chernobyl, na Ucr�nia, e de Fukushima-1, no Jap�o, atingiram at� hoje o n�vel sete).

A ASN afirma que a decis�o de classificar o incidente em n�vel um � devida � "repeti��o" do problema e ao fato de que o instituto despejou a urina radioativa nos esgotos em vez de procurar solu��es alternativas. Segundo a ASN, o instituto Gustave-Roussy j� havia registrado, em 2010, dois incidentes do mesmo tipo, ligados a vazamentos nas canaliza��es por onde circulam as urinas radioativas.

O hospital se comprometeu a criar um sistema de fiscaliza��o e de gest�o dos reservat�rios de urina dos pacientes e estudar solu��es alternativas de estocagem caso ocorra uma nova falha nos equipamentos.

Enquanto aguarda que o instituto de cancerologia tome provid�ncias, a ASN tem outro problema urgente para resolver na �rea m�dica: um pacote contendo uma fonte radioativa l�quida de fluor 18 para uso hospitalar desapareceu.

O pacote, que deveria ter sido entregue por uma empresa de transportes ao Centro Hospitalar Universit�rio de N�mes, no sul da Fran�a, sumiu em 19 de novembro durante o trajeto, informou a ASN nesta quarta-feira.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir