Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 29-11-2012

Governo do ES oferece 2.018 vagas em faculdades em 2013
Alunos que cursaram todo o ensino m�dio em escolas da rede p�blica no Estado ter�o com as 2.018 vagas de gradua��o, em faculdades particulares, oferecidas pelo Governo do Esp�rito Santo para o pr�ximo ano.
Governo do ES oferece 2.018 vagas em faculdades em 2013

O governador Renato Casagrande anunciou publica��o do edital do Programa NossaBolsa na manh� desta quarta-feira (28), no Pal�cio Anchieta.

As inscri��es come�am nesta quinta-feira (29) e v�o at� o dia 21 de dezembro pelo site: www.nossabolsa.es.gov.br . O edital para ingresso em 2013 oferece 65% a mais de bolsas do que as ofertadas no �ltimo edital, permitindo maior oportunidade de ingresso aos alunos da rede p�blica no ensino superior.

O edital oferece 2.018 bolsas de gradua��o em 44 cursos de 35 Institui��es de ensino superior de todo o Esp�rito Santo. Casagrande destacou que as vagas anunciadas representam mais uma a��o pelo desenvolvimento do Estado.

"Este ano n�s aprovamos a Lei de Inova��o, criamos e iremos aportar R$ 30 milh�es no Fundo de Inova��o, e trabalhamos o Proedes � um Programa de Desenvolvimento Sustent�vel. Todas essas a��es visam fortalecer o sistema estadual de Ci�ncia e Tecnologia. O crescimento em 65% da oferta de bolsas do NossaBolsa permite que mantenhamos 4.500 estudantes nas faculdades privadas no pr�ximo ano, e esse conjunto de investimentos proporciona o desenvolvimento e a forma��o superior dos jovens oriundos da rede p�blica no Esp�rito Santo."

O governador falou ainda sobre as a��es que capacitam os alunos do ensino m�dio para que concluam os estudos com qualidade e realizem uma boa prova do Enem, um dos crit�rios de sele��o do Programa NossaBolsa.

"No nosso Estado, estamos implementando as escolas t�cnicas estaduais, temos mais de 60 munic�pios onde � poss�vel cursar o ensino m�dio e o ensino profissionalizante e, por meio da Secretaria de Educa��o, inserimos mais de cinco mil alunos em aulas de prepara��o para o Enem. Nossa inten��o �, em 2013, ofertar o curso preparat�rio do Enem para todos os 28 mil alunos concluintes da rede p�blica estadual."

Saiba mais:

O Programa NossaBolsa, criado em 2006, � uma iniciativa do Governo do Esp�rito Santo, administrado pela Funda��o de Amparo � Pesquisa do Esp�rito Santo (Fapes), vinculada � Secretaria de Estado de Ci�ncia, Tecnologia, Inova��o, Educa��o Profissional e Trabalho (SECTTI), e que concede bolsas de estudo para cursos de gradua��o em institui��es privadas de ensino localizadas no Esp�rito Santo, baseado nos seguintes crit�rios de sele��o: o aluno deve ter cursado todo o ensino m�dio em escola p�blica no Estado, ter conquistado nota suficiente no Exame Nacional de Ensino M�dio 2012 (Enem), n�o ter outro diploma de gradua��o e atender aos crit�rios de renda per capita familiar inferior a tr�s sal�rios m�nimos.

Por: GILIARDE DE OLIVEIRA
Diretor da R�dio ENSEADA 87,9 FM Itapemirim-ES

Fonte: ES informa - midiaeletr�nica
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir