Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-12-2012

Sociedade civil apresenta sugestões para acordo de paz na Colômbia
Propostas de organizações civis para as negociações de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) serão entregues dia 6 às autoridades de Cuba e da Noruega, que fazem a mediação no processo.
Sociedade civil apresenta sugestões para acordo de paz na Colômbia
Foto: ebc.com.br

O material está sob responsabilidade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). As propostas reúnem sugestões sobre a distribuição de terras, substituição do cultivo de ilícitos e indenizações às vítimas.

O relatório reúne 1,3 mil sugestões encaminhadas por entidades civis. Como representante da Casa pelo Pólo Democrático, Iván Cepeda, o documento é composto de um relato das iniciativas, em 67 linhas temáticas, e os textos que servem de base para as propostas. As sugestões foram apresentadas por 2,6 mil pessoas que participaram das reuniões.

Entre as sugestões está a criação de áreas para preservar a propriedade coletiva da terra, denominadas "reservas rurais". A terra é apenas o primeiro item na agenda do diálogo. Também é mencionada a alternativa de substituir as áreas nas quais há plantações ilícitas por culturas lícitas. Há ainda sugestões sobre o pagamento de indenizações às vítimas.

A presidenta Dilma Rousseff colocou-se à disposição para colaborar nas negociações do acordo de paz com as Farc. No passado, o Brasil contribuiu com o governo colombiano no processo de libertação de reféns – com helicópoteros e pessoal especializado. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que o Brasil deve ajudar por meio de informações e apoio relativos à agricultura familiar.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa LatinaEdição: Graça Adjuto
Edição: Graça Adjuto

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir